quarta-feira, maio 26, 2004

ACREDITAR É DIFICIL... MAS VALE A PENA!

17 anos depois de ter erguido a sua primeira taça dos campeões europeus (e 1 ano depois de ter ganho a Taça UEFA) o F.C.Porto volta a ser campeão europeu, em Genselkirchen, neste dia 26 de Maio de 2004.
Esta é a vitória de 1 ano de esforço e de trabalho, 1 ano de sonhos, 1 ano de crença e acima de tudo, de crença não só em si mesmo mas no grupo, na equipa. Após a conquista da Taça UEFA em 2003, que muitos consideraram ter sido pura sorte, o Porto começou a temporada 2003/04 com avisos do treinador Mourinho que receava a falta de motivação do grupo de trabalho. Ninguém previria um duplo sucesso.
E eis que o grupo calou as vozes dissonantes ao longo da época, trabalhando e jogando jogo a jogo com o pensamento na vitória. Fez um campeonato muito regular, chegando a poucas jornadas do fim com um saldo de 0 derrotas (!). Conseguiu chegar à final da taça de Portugal, perdendo na final (a cabeça já nao parava de pensar em Genselkirshen... não tirando com isto mérito ao Benfica) e chegou à final da liga dos campeões, num percurso de sucesso eliminando um colosso como o Manchester United, vergando-o em sua própria casa para já nao falar do Deportivo e do Lyon. E venceu a final.
A equipa adversária, o Mónaco também sonhou com ela. Também, tal como o FCP, lutou contra tudo e contra todos, eliminou grandes colossos do futebol (Real Madrid) e chegou à final. 2 out-siders provaram que o dinheiro não é tudo. Ninguém é galáctico, só Deus o é.
E o FCP até começou mal o jogo. A defesa foi segurando o jogo até os desinspirados meio campo e ataque acordarem. Sem desprimor para os restantes, quero destacar Vítor Baía que teve uma saída estrondosa aos pés de Morientes que se isolara ainda fora da área, logo ao início do jogo. Seria golo concerteza... Para não falar de outras saídas corajosas que aliviaram o perigo. Por tudo o que sofreste, todas as bocas foleiras que ultrapassaste com a tua força enorme ao longo das lesões, e pelo que sofres hoje por não poderes participar no europeu pela selecção que tanto amas... És o melhor Baía.
Eis aqui a equipa que fica para história: Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Pedro Mendes, Deco (Pedro Emanuel), Carlos Alberto (Alenitchev) e Derlei (Benny). Marcaram Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.

Obrigado Mourinho, por tudo o que fizeste nestes últimos 2 anos, elevaste o Porto a um nível muito alto. Fizeste em tão pouco tempo aquilo que secalhar ninguém acreditaria que fosse possível em 50 anos. O desejo de todos era que ficasses, mas decerto compreendem que conquistaste tudo o que era possível e que agora, é o momento ideal para o adeus. Obrigado! até um dia...!
Também Deco deverá estar de saída. O jogador foi aliciado a ficar na época passada com a promessa de sair este ano... e Pinto da Costa não o incluiu na lista de indispensáveis desta época. O mágico, como todos lhe chamam, deixou marcas nos relvados mas também no seio do clube, onde é adorado por todos. Seria sem dúvida, o sucessor de Jorge Costa.

O futuro quer-se de esperança. Que mais sucessos venham! Deixemo-nos de lamúrias e de substimarmos o nosso valor. Em tudo, não só no futebol. E está dado o exemplo. Por muito que o dinheiro ajude, ele não chega para a vontade de vencer, a força que cada um tem. Quando se quer mesmo, transcendemo-nos. Acreditar é difícil, mas vale a pena.

0 comentários: