terça-feira, outubro 12, 2004

Uma história interessante

As descobertas muitas vezes vêm do acaso e das maneiras mais caricatas que podemos imaginar. Um exemplo disso foi a descoberta da existência de microorganismos patogénicos (os que provocam doença). No século XIX, numa hospital-escola de Viena, um médico legista estava a autopsiar um cadáver quando inesperadamente se cortou. Após alguns dias, morreu, com um quadro sintomático semelhante ao das mulheres que morriam ao dar à luz. Naquele tempo, cerca de 13% das mulheres morria por complicações, nos dias seguintes a dar à luz, naquele hospital-escola.

O médico amigo desse outro médico que morreu, o húngaro Ignatz Semmelweiss (1818-1865) interessou-se por este assunto e por esta analogia e pensou algo de curioso. Acontecia que os alunos de medicina, muitas das vezes, depois de andar com as suas mãozinhas nuas pelos meandros do cadáver, iam directamente das aulas de autópsias para a maternidade do hospital assistir e auxiliar os partos. E este senhor logo relacionou este acontecimento com as mortes e pensou na existência de algum ser microscópico que provocasse isto. A partir daquele momento, os alunos eram obrigados a lavar as mãos antes de ir para a maternidade, e o que é certo é que a taxa de mortalidade diminuiu.

Curiosa é a reacção da sociedade em geral, que criticou severamente este médico (enfim, o mal da sociedade é acomodar-se com o que tem e ter medo da inovação) chamando-o de lunático (!). Acabou por ser internado numa clínica para doenças mentais e conta-se que morreu alguns dias depois de fazer, propositadamente, um pequeno corte no seu braço...

0 comentários: