segunda-feira, fevereiro 21, 2005


Absolutamente Absoluto



Maioria absoluta do PS, grande derrota da direita e do senhor Santana que deve ter matado também as suas pretensões a ser presidente da republica futuramente. Mesmo assim a ambição continua a ser maior que o bom senso para Santana, mesmo depois de levar o seu partido à maior derrota de sempre limita-se a convocar um congresso que da vontade dele não dependia, a crítica a Cavaco e aos antigos dirigentes os “outros” que tiveram no poder e não quiserem submeter-se a eleições já era previsível para justificar senão a sua capacidade como político pelo menos a sua coragem, avizinham-se tempos difíceis para o PSD este menino guerreiro não vai desistir assim tão facilmente.

Derrota também dos democratas cristãos defensores dos bons costumes e donos da responsabilidade e do sentido de estado, foi divertido de ver Sócrates a acenar com 150 mil empregos e Paulo Portas a defender-se com a criação de 158 empregos na Forças Armadas e a sua constante desmarcação e diferenciação dos ministros do PP e do PSD o que não deixou de ser ridículo, Paulo Portas pelo menos não deixou de ser homem ontem há noite e tirou as ilações que deveria tirar demitindo-se da liderança do seu partido o que só lhe dignifica e que Deus o acompanhe prontos.

Uma subida meteórica do Bloco de Esquerda que ainda fica a 200 votos de eleger um deputado por Aveiro, a 400 de eleger um por Braga e 700 de eleger um por Faro, o pesadelo de Paulo Portas tornou-se real 6,38% da população portuguesa é trotsquista e maoistas simpatizante de uma esquerda radical (temos pena) no entanto Francisco Louça acabou por me desiludir na sua declaração precipitada na minha opinião, sobre a possibilidade de um referendo sobre o aborto, nesta altura e depois de uma noite de eleições. De qualquer forma não deixa de ser relevante a triplicação do número de deputados por parte de uma força política acusada por muitos de radicais de esquerda e como os democratas cristãos disseram só possível em países pouco civilizados, culturalmente e socialmente pobres (anedóticas até ao fim estas malucas).

A surpresa é a subida da CDU muito em grande medida há simpatia desenvolvida pelo seu líder o que não deixa ser caricato, já que sendo um homem da linha dura do partido, que chega há liderança quando se reclamava por mudança e quando muitos já vaticinavam o definhamento irreversível do partido.

Finalmente o momento alto da noite.

Aumenta o som da musica do filme do Gladiador e entra o líder que fica bem na televisão, gravata bordo, casaca castanha, camisa branca, não há informação quanto há cor das cuecas. Primeiras palavras "conseguimos, conseguimos" a esperança é renovada e Sócrates entra para a história como o líder do PS com resultado mais expressivo em 30 anos de democracia.
Primeiro erro de Sócrates como primeiro-ministro sai pela porta principal do hotel “As pessoas atiram-se a José Sócrates” dizia uma jornalista entalada entre bandeiras do PS o incómodo era visível na sua cara e outra coisa não era de esperar, a viagem até ao largo do rato e a perseguição com as motas é digna de qualquer grande líder político. Sócrates chega à sede um último discurso de circunstância para a multidão lá em baixo.

Acabaram-se assim as desculpas para o PS e se não é desta que governam bem nunca mais o será de certeza. Com maioria absoluta com um presidente da república da sua cor política o PS fica como quer e com todas as condições para governar a seu belo prazer e a estabilidade política dos próximos 4 anos depende em grande medida das boas políticas que Sócrates pode apresentar e não como a história nos diz a uma maioria absoluta na assembleia da república. Só nos resta torcer para que não voltem os vícios do passado das maiorias absolutas e que o clientelismo partidário não se sobreponha aos interesses do país, as autárquicas e as presidenciais estão ai e esperemos que a tentativa de agradar não seja mais forte do que as reformas necessárias que ainda não sabemos bem quais vão ser.

Uma última palavra para a Nova Democracia com 0,7%, afinal ainda houve alguém que por engano, delírio, ou puro suicídio na livre opinião de cada um conseguiram votar num partido que defendia mandar as mulheres para casa com um subsídio.

E Viva Portugal!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caragu mais um bocadinho e o bloco tinha um deputado por aveiro.

Anónimo disse...

E eu que votei partido humanista.