domingo, outubro 09, 2005

De forma a repor toda a verdade rapidamente para que quem anda para ai todo contente a dizer que a Jugoslávia ainda existe, que já foi uma república e agora não é ou até mesmo para quem ainda conheça uma selecção de futebol da Jugoslávia aqui fica a verdade dos factos livre de desmentidos ao quente da noite.

Jugoslávia, Iugoslávia ou Yugoslávia (Jugoslavija em todas as línguas eslavas meridionais) é um termo utilizado para três entidades políticas separadas que existiram durante a maior parte do século XX. Traduzido, o nome significa Terra dos Eslavos do Sul (o jug de Jugoslavija significa "sul" na maioria das línguas eslavas).
O primeiro foi um reino formado em 1918 como Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a chamar-se Reino da Jugoslávia em 1929 e existiu com esse nome até ser invadido em 1941 pelas potências do Eixo.
O segundo foi um estado comunista instituído imediatamente após a Segunda Guerra Mundial em 1945 como Jugoslávia Democrática Federal (JDF), que se transformou na República Popular Federal da Jugoslávia (RPFJ) em 1946 e na República Socialista Federal da Jugoslávia (RSFJ) a 7 de Abril de 1963. Esta versão do estado subsistiu até 1992, quando quatro das seis repúblicas que a compunham (Eslovénia, Croácia, Macedónia e Bósnia-Herzegovina) secederam.
O terceiro chamou-se República Federal da Jugoslávia (RFJ) e foi formado em 1991 pelas repúblicas remanescentes da Sérvia e do Montenegro. Em 2003, o nome Jugoslávia foi oficialmente abolido quando o estado foi transformado numa comunidade pouco sólida chamada Sérvia e Montenegro.

Para quem ainda não acredita fica aqui um pequeno mapa da Europa (a partir do principio que essa Jugoslávia fica na Europa...) e aceita-se sugestões da localização desse "pedaço" de terra a que chamam Jugoslávia.

0 comentários: