quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Obviamente que o bom senso deveria ser um atributo presente em ambas as partes o que de facto não está acontecer, no entanto aqui não está posta em causa qualquer invasão e abuso aos direitos e privacidade de alguém, as limitações da liberdade de expressão estão quando elas entram na esfera pessoal e privada das pessoas, a simples representação de um caricatura (que por definição representa só por sí um excesso à realidade) seja ela virada para a vertente religiosa politica ou social não deve nem pode ser condenada por ninguém como muita gente o está a fazer. Ainda ontem apareceu na unv de Aveiro um poster de um jantar de indígneas de Fátima que para convocar a sociedade para um afável e pândego jantar representavam os 3 pastorinhos de Fátima com garrafões de vinho e canecas de cerveja na mão. Por momentos lembrei-me que caso os católicos mais fervorosos que tivessem visto tal representação que violava claramente as suas crenças e ideais poderiam por convicção incendiar a universidade, pedir a morte de tal pervericadores e em último caso exigir até mesmo um pedido de desculpas. Lembrei-me depois que em Portugal não há nenhuma organização fundamentalista nem nenhum governo radical que queira eventualmente aproveitar-se da situação e da ingenuidade das pessoas, nem tirar as crianças da escola e dar-lhes pedras para a mão para atirarem a uma qualquer embaixada de um país democrático e tolerante.
Se muita gente ficou ofendida está no seu direito, se demonstraram de maneira pacífica e violenta é com cada um agora não queiram dividir a liberdade de todos em liberdadezinhas de alguns consoante o tema a posição geográfica ou crenças religiosas.

1 comentários:

Anónimo disse...

era mandar uma bomba para os matar a todos !!! "and not just the men... the women... and the childreen!" by Anakin Skywalker in STAR WARS epidode II "The Atack of the Clones"