sábado, fevereiro 18, 2006

Porque É SEMPRE o tema do dia ...
"O meu namorado e eu descuidamo-nos, estarei grávida??"
"Como calcular o período fértil?"

Para responder às questões é primeiro importante ter uma noção básica de como tudo se desenrola. O ciclo reprodutivo da mulher é um conjunto de alterações cíclicas que podem ser vistas como a preparação para uma pseudogravidez. Como se sabe, o princípio da gravidez assenta na união de um ESPERMATOZÓIDE do homem com um ÓVULO da mulher:
Mas, ao contrário dos homens, que constantemente produzem espermatozóides ao longo da vida, os ovários das mulheres não produzem óvulos – já os têm desde nascença (cerca de 300.000 viáveis!). O que acontece é que esses óvulos estão todos num estado prematuro e só na PUBERDADE é que, em cada ciclo, um deles se desenvolve e é libertado na OVULAÇÃO. O óvulo vai percorrer a trompa de Falópio em direcção ao útero (é neste percurso na trompa que o óvulo tem que ser fecundado por um espermatozóide):

Mas então quando é que um ciclo começa? O 1º dia do ciclo é o dia em que aparece a menstruação. Em média, o ciclo de uma mulher dura 28 dias (como o ciclo lunar).

Saber o dia da ovulação é importante para se saber calcular o período fértil da mulher. O dia da ovulação calcula-se subtraindo 14 dias ao primeiro dia de menstruação do ciclo seguinte. EXEMPLO: o período da Micaela apareceu no dia 29 de Janeiro – subtraindo 14 dias, temos que a Micaela teve a sua ovulação no dia 15 de Janeiro!

O período fértil da mulher corresponde ao dia da ovulação! Mas como os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias no corpo da mulher à espera do óvulo, o período fértil teórico de uma mulher é o dia da ovulação + os 5 dias anteriores. Em caso de descuido num outro dia que não seja o período fértil, o casal não deve entrar em pânico. No entanto, ATENÇÃO: são raros, mas está descrito na literatura gravidezes resultantes de coitos isolados, PARA CADA UM DOS DIAS DO CICLO.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Ultra_do_Dragão, Perafita
: AHAH AGORA VAI SER SÓ AVIAR A MINHA GAJA COM A MINHA ANACONDA akela cona até bai andar de lado com tanta foda oh soç!! É SO NÃO FODER NAQUELES DIAS FÉRTEIS DAAAAH!
TRoTZ: Caro ultra do dragão, a sua abordagem não me parece a mais correcta. E deixe-me corrigi-lo! È mencionado mais acima que, mesmo que seja raro, NÃO é impossível engravidar de um acto sexual único em qualquer outro dia do ciclo que não o fértil, QUANTO MAIS fazê-lo de forma sistemática! Por isso, o método contraceptivo do não “foder” nos dias férteis pode dar para o torto! Siga o meu conselho, e use preservativo.

Menina16_girl, Lisboa: Eu cá faxo uma coisa muito mais simplex com o meu namuraduh! Ele xai dentro de mim um bocadinhuh antes do orgaxmo dele, e depois eu completo com a mão, ás vexes com a boca! E NUNCA ENGRAVIDEI!
TRoTZ: Minha querida menina girl, devo-lhe dizer que pode também correr para o torto o que está a fazer! E de 2 maneiras! Para já, garanto-lhe que sai sempre um bocadinho de líquido do pénis do seu namorado antes do seu orgasmo, há-de reparar nisso aquando das suas “aventuras manuais”. E esse líquido contém espermatozóides que podem fecunda-la! Por outro lado, a menina sabe lá se é totalmente segura a relação sexual que tem com ele! Proteja-se já com o preservativo!

Sandra, Lixa: ai ai ai SÓ AGORA É QUE ME DIZ ISSO? Ai ai ai à bocado eu e o meu namorado descuidamo-nos, E AGORA? AI AI AI AI
TRoTZ: Bom Sandra, 1º que tudo calma. Faz as contas e vê em que fase do ciclo estás. Se estás na fase fértil, há bastantes probabilidades de poderes engravidar. Se não for um dia fértil, é difícil tal acontecer, embora não impossível. Em qualquer dos casos, principalmente no 1º, a melhor atitude a tomar é ir, o quanto antes, a uma farmácia comprar a PÍLULA DO DIA SEGUINTE e cumprir as suas instruções. Se fizeres isso num intervalo de 24h, a chance de engravidar é praticamente nula! MAS ATENÇÃO, não fazer disto um hábito! A pílula do dia seguinte tem um efeito nefasto no organismo da mulher, em uso sistemático, nomeadamente risco de enfartes, que podem causar morte súbita. Lembra-te: 1 pílula do dia seguinte = 2 anos de pílula normal!


Avelino, Freixo de Espada à Cinta: ATAO MAS QUÉ IXO DA OBULAXAO OU CRL E PORQUE É QUE AS MULHERES SE MENSTRUAM??
TRoTZ: Leia o texto para perceber o que é a ovulação. A ovulação separa o ciclo feminino 2 partes. A parte antes da ovulação chama-se FASE PROLIFERATIVA e corresponde a alterações da mucosa do útero da mulher, com desenvolvimento de glândulas com vasos e de muco (torna-se como que num “ninho” para receber o óvulo fecundado). Após a ovulação vem a FASE SECRETORA em que a mucosa do útero está no auge do seu desenvolvimento. Caso o útero não receba o óvulo fecundado (em caso de não haver gravidez) a mucosa do útero vai destruir-se e vai sair do corpo pela vagina naquilo a que apelidamos de MENSTRUAÇÃO. A menstruação corresponde aos primeiros dias da fase proliferativa, pois paralelamente as hormonas sexuais femininas vão estimular a formação de um novo “ninho” – um novo ciclo é iniciado.

EM CASOS DE DÚVIDAS, USAR COMMENTS

8 comentários:

Anónimo disse...

E o que é isso da Tromba do Falópio? Nunca vi nenhuma gaja com isso. Isso fica onde? nosovaco? no umbigo? na cabeça? no intestino? na rata?

Anónimo disse...

a trompa de Falópio, vulgarmente conhecida como "trompa" é o órgão que liga o ovário ao útero (ver na imagem). Quando acontece a ovulação, o óvulo é expulso do ovário (na imagem "ovary") para a trompa e segue caminho para o útero, mais concretamente para o seu endométrio (endometrium) que é a designação do seu revestimento interior (mucosa).

Anónimo disse...

para se perceber onde está o útero, as trompas e os ovários ver a imagem deste URL: http://www.sirinet.net/~jgjohnso/femalereprosys.jpg --> o órgão k tem 2 cornos é o útero, os cornos são as trompas e envolvem os ovários. À frente do útero está um órgão com um reservatório, que é a bexiga. Tanto o útero como a bexiga vão abrir por canais diferentes na vulva da mulher (vulgarmente conhecida como "rata")

Anónimo disse...

então nós somos como as galinhas mas os nossos ovos estão dentro de nós é isso??

Anónimo disse...

O Trotz é um senhor! Isto é serviço publico! O Trotz ja merecia uma coluna semanal para divulgação de educação sexual!

CuRTeS disse...

Nem a RTP presta um serviço publico tao util como o teu Trotas!!

Os meus parabéns e k venham mais posts cm este!!!

Joana disse...

ESTE SIM É UM BLOG DE UTILIDADE PÚBLICA :) seu...víboro******

Joana disse...

e devo acrescentar: o estudo de gin/obst tá-te a dar a volta ao miolo :P ****