quarta-feira, março 01, 2006

Servico Publico... lol

Ja que andamos numa onda de servico publico, vim dar um alerta para "os homens" cm eles no sitio...
Podem pensar:"ya mas isso nunca me acontecera cmg!", mas eu digo que hoje em dia e no futuro sera um dos maiores perigos para a "nossa vida".
Hoje dia 1 de Marco realizei 20 exames osseos. Desses 20, 7 eram relacionados com o cancro da prostata... diagnostico, estadiamento e localizacao de metastases!
O que mais me impressionou foi o facto de 2 dos 7 casos serem individuos com menos de 40 anos. Por isso amigos, acautelem-se.

Informação

O Cancro da Próstata é o segundo e o mais frequente cancro nos homens. Pensamos geralmente do cancro da Próstata como uma doença, de um homem de idade avançada, pode ser um cancro de crescimento lento que não seja detectado até ao final da vida. Embora em alguns casos o cancro da próstata possa também desenvolver-se rapidamente em homens jovens e mais velhos. Cada ano nos estados unidos aproximadamente 200.000 homens são diagnosticados com o cancro da Próstata e cerca de 30.000 morreram da doença. Entretanto se diagnosticado em estádios de baixo risco e tratado correctamente o risco de morrer de cancro da próstata é bastante reduzido.

O QUÉ A PRÓSTATA E O CANCRO DA PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha localizada debaixo da bexiga urinária e perto da uretra (o tubo que transporta a urina para o exterior através do pénis).A sua função principal é fornecer o sémen para a função de ejaculação. Durante a vida de um homem a próstata aumenta de tamanho lentamente. O crescimento excessivo da próstata chamado HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata) pode causar sintomas dolorosos e incómodo mas sem perigo de vida. O cancro da próstata é o crescimento de células malignas. Inicialmente o cancro desenvolve-se dentro da próstata, mas ao crescer pode começar a invadir tecido circundante a outros órgãos. Pode mesmo disseminar-se através da corrente sanguínea, para outras partes do organismo e mais frequentemente nos ossos. (Atencao que este e um dos cancros mais agressivos que existem)

DETECÇÃO e DIAGNÓSTICO

O procedimento de selecção tradicional para detectar o cancro da próstata é por toque rectal. O médico introduz um dedo com uma luva lubrificada no recto para verificar o tamanho da próstata e para sentir a parede e os lados laterais ou outras anormalidades na próstata. O exame é rápido e geralmente sem dor e pode ser um bom indicador para que sejam efectuados mais exames adicionais se necessários. Um Método de selecção adicional para o diagnóstico do cancro da próstata é uma análise ao sangue para verificar o nível do PSA (Antigenio Específico da Próstata) O PSA é uma enzima produzida por células da próstata normalmente com ou sem doença. Uma próstata com patologia por exemplo cancro pode segregar mais PSA. Dado que a escala normal de PSA é de 0.0-4.0 ng/ml, um nível entre 4 e 10 pode levantar a suspeita que um doente tem cancro da próstata. Entretanto um nível alto de PSA não significa necessariamente que o doente tem cancro da próstata. Outros factores que podem aumentar o nível do PSA, por exemplo: inflamação ou infecção da próstata (HBP), o crescimento da próstata sem cancro, exame urinário, biopsia, uma cirurgia recente da próstata ou uma cirurgia da bexiga. Se o nível de DRE ou do PSA indicar que tem cancro, o médico indicará uma ecografia e uma biopsia à próstata. Uma sonda lubrificada do ecógrafo é introduzida no recto e as ondas emissoras pela sonda fornecem imagens da próstata inteira. A biopsia à próstata é feita com agulhas minúsculas introduzidas através da parede rectal. A biopsia é a única maneira definitiva de diagnosticar o cancro da próstata. Os seguintes critérios são usados para caracterizar o cancro da próstata:contagem de gleason, quanto mais elevado o número mais agressivo o cancro, estadio do tumor (T1-T4, quanto mais elevado o número mais o cancro se disseminou e volume da próstata).

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA IMPEDIR O CANCRO DA PRÓSTATA (esta e parte que o roberto gosta, LOL)

Um teste rectal digital anual e uma análise ao sangue (PSA) a partir dos 50 anos. Se for Americano, Africano, Europeu ou se tiver alguma história familiar de cancro deve fazer estes testes anuais a partir dos 40 anos.

5 comentários:

Anónimo disse...

yé, excelente artigo, nao tenho nada a acrescentar ! \o/ que venham mais !

Anónimo disse...

tenho medo...

CuRTeS disse...

Creio k isto vem a proposito dakela conversa estranha d sabado a naite yah? anyway keep on going Pedrao!!

Laurentino Damázio disse...

Anônimo disse...
tenho medo...

x2

O toque rectal deve ser incomodo. :|

Anónimo disse...

de facto é a palabra mais apropriada, incomodo. EXPERIMENTEM LEVAR COM ELE PA VER QUANTAS SAO