sexta-feira, maio 02, 2008

A32 - AE S. João da Madeira - Porto

Aqui está um esboço do traçado da futura A32 (a azul), um projecto que ganhou forma sobretudo devido às pressões da câmara de S. João da Madeira, posteriormente prolongada até Oliveira de Azeméis. A via está prevista ser inaugurada em 2011. A laranja, está também representado um esboço da CREP (Cintura Rodoviária Externa ao Porto), com a nova ponte sobre o Douro, também com finalização prevista para o mesmo ano. Para quem se vir avesso com questões geográficas, deixo a inevitável referência planetária, a poderosa e magnânime nação United States of America, para que encontrem os "nortes". Clicar para ver em mais pormenor:


O Traçado da A32 tem 35 quilómetros, atravessando 18 freguesias. Prevê um percurso favorável ao interior do distrito de Aveiro e do concelho de Gaia. Parte do concelho de Oliveira de Azeméis, passando por Pindelo (Lavoura e Cova da Bouça), Nogueira do Cravo (Monte Redondo, Coelheira e Cimo de Vila), Macieira de Sarnes e Cesar. Já no que diz respeito ao concelho de Santa Maria da Feira, atravessa Milheiros de Poiares, Romariz, Pigeiros, Guisande, Louredo, Gião, Vila Maior e Canedo. Em Vila Nova de Gaia, a via passa por Sandim, Crestuma, Olival, Pedroso e Vilar de Andorinho. Estão, ainda, previstos dez viadutos ao longo do traçado.

S. João da Madeira terá um nó directo a partir de Milheirós de Poiares e, comparando com as vias actuais sem trânsito, ganha 5 minutos no tempo de percurso. Sendo o maior centro urbano e industrial da região entre Aveiro e o Porto (população da cidade e freguesias limítrofes de 55 mil habitantes), deixa de estar dependente do castrador inferno da estrada que liga a cidade à A1, passando pela Feira. Em estudo está ainda a ligação ferroviária do Porto para os concelhos de Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, algo que só a longo prazo poderá ser uma realidade.

3 comentários:

Amendoim do Ricky disse...

O pormenor que falta para tornar S.João da Madeira no centro social, económico e político da região centro/norte do país.

Amendoim do Ricky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

don't worry ye portuguese people, 5400km is not enough for the super power of the United States of America! Ye sure are small and defenseless but ye know where to call for help. Those new highways might benefit you in case of war, congratulations. As long as ye use the base in Azores, occidental Europe is under our vigilance! But please accept the anti-missile shield, only this way we can grant you full protection against those dumb Russian Communists!! Oh those fat-asses are just waiting for the day, oh yes they are, write it down ye european poor people!! don't take your chances!!