domingo, junho 22, 2008

Vida em Marte ?

Imagem de pequena escavação do solo marciano pela sonda Phoenix revelando matéria esbranquiçada que viria a ser confirmada como sendo gelo. Quatro dias após, é nítido o processo de sublimação inerente à sua exposição (particularmente no canto inferior esquerdo da escavação).

Esconderá este ambiente monótono, árido, a descoberta mais perturbadora alguma vez alcançada pela Humanidade? Tudo leva a crer que sim.

"Estávamos por cima de Córdova, a uns nove mil metros de altitude, quando vimos algo diferente do habitual: era uma espécie de esfera amarelada..." (José Lemos Ferreira, Ex-chefe do Estado-Maior da Força Aérea)

The truth is out there

6 comentários:

Anónimo disse...

a sonda que aproveite e abasteça em Marte que aqui os combustíveis estão pela hora da morte...

Amendoim do Ricky disse...

Como é que elas sabem que aquela coisa branca é mesmo água no estado sólido?

The truth is out there!

Anónimo disse...

"These little clumps completely disappearing over the course of a few days, that is perfect evidence that it's ice. There had been some question whether the bright material was salt. Salt can't do that." disse Peter Smith, investigador principal do projecto Phoenix, Universidade do Arizona, Tucson (citado da NASA).

Amendoim do Ricky disse...

E dióxido de carbono no estado sólido o chamado gelo seco tão habitual por esses locais inóspitos?

Anónimo disse...

De acordo com análise dos resultados obtidos pelo espectrómetro de raios gama da sonda Odissey, baseado no elemento hidrogénio, tinha-se chegado já à conclusão que a calota polar de Marte era muito rica em água no estado sólido. Para além disso, o dióxido de carbono solidifica a temperaturas inferiores a -76ºC e de facto está presente na calota polar norte do planeta Marte, mas apenas na estação do Inverno.

Amendoim do Ricky disse...

Estou esclarecido. HÁ VIDA EM MARTE!!!