domingo, agosto 31, 2008

Uma Ideia

Será possível importar descontracção para as gentes deste país?

Não é preciso grande coisa.

Basta umas quantas paletes, daquelas com 208912088112 pacotinhos individuais. Tipo aqueles que já nós trazem a sacarose.

Não era por nada.

É que este país pede uma revolta contra esta mania aristocrata de delicadeza e simpatia por educação.

Que se dê valor à espontaneidade reprimida. Façamos frente a este mar de cinzentões que nos engole todos os dias.



Fui mar adentro.

sexta-feira, agosto 29, 2008

O Adeus

Não te voltarei a ver, pelo menos desta maneira, intensa e saudosa, com que te perscruto.

Foi o último olhar, voltando-se lânguido e pesarosamente para o edifício, contemplando-o, já a muitos passos deste.

Não te odeio. É curioso, mas, inexplicavelmente, saboreio aquele sentimento ingénuo que tive quando te contemplei pela primeira vez. Como que tudo se desvanecesse e, no fim, apenas restassem as muralhas sobre as quais me ergui. Essas paredes inquebrantáveis que antes tanto mistério encerravam! A tua grandeza não é mais que a dessas paredes. Quase sufoquei nesse teu ambiente pesado e desconcertante. Cheguei mesmo a duvidar de mim mesmo.

Precisei de te ver, como da primeira vez, praticamen
te abandonada à mercê da colina. E hoje, é o adeus.

Não te odeio. E isso repugna-me. Mas o que resta é aquele lindo sentimento que me incendiou a alma meses, até ao delírio de te pisar. É assim que te vou recordar. E nada mais importa.


quinta-feira, agosto 28, 2008

O Super Acelerador de Partículas

Este mês marcou o arranque do funcionamento do maior projecto tecnológico e científico alguma vez empreendido pelo homem. O LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Acelerador de Partículas).

Um aparelhómetro deste género permite que partículas carregadas electricamente sejam aceleradas através de campos electromagnéticos. A máquina em questão é uma gigantesca estrutura, situada a 175 metros abaixo do solo em Meyrin, perto de Genebra, possui uns impressionantes 27 quilómetros de perímetro e é todo um supercondutor que funciona à temperatura de 0 graus Kelvin (-270ºC) de forma a que não exista resistência eléctrica, tornando este acelerador de partículas na zona mais fria e vazia do sistema solar, incluindo espaço sideral (espaço do universo onde não existem corpos celestes).

Zona onde está instalado o LHC a 175m abaixo do solo na fronteira franco-suiça.

O objectivo deste projecto megalómano com cerca de 20 anos, com um custo de 5 mil milhões de euros, com 4000 cientistas envolvidos de 20 países, incluindo Portugal é recriar o plasma cósmico que se formou milionésimos de segundos após o Big Bang há 15 mil milhões de anos e assim conhecer melhor a matéria (que constitui os corpos celestes, objectos e seres vivos) e a forma como a nível mais elementar ela interage entre si.


Rap de uma cientista do CERN que explica a experiência do LHC.

De forma a perceberem melhor o que está em causa aqui vou desenvolver umas linhas sobre a teoria atómica e nuclear para melhor entendimento da questão. Quem não tiver paciência, siga directamente para o penúltimo parágrafo.

Na Natureza existem 4 forças fundamentais. A da gravidade e electromagnética que estão presentes todos os dias à nossa escala (um candeeiro, uma televisão, algo que cai, a propagação da luz desde o Sol até nós). As outras duas só funcionam ao nível do núcleo.

O átomo é considerado a menor partícula ao qual chama-mos elemento químico (carbono, oxigénio, azoto). É constituído por partículas de carga negativa, chamados electrões que gravitam em torno de um núcleo que por sua vez é constituído por duas partículas, os protões de carga positiva e os neutrões, sem carga eléctrica.

Estrutura do átomo em esquema brasileiro retirado da Internet.

Quando estão dentro do núcleo os neutrões são estáveis, mas se um neutrão se encontrar sozinho desintegra-se em poucos minutos, dando origem a um protão, a um electrão e a uma outra partícula neutra que não se vê - o neutrino. A força responsável pela desintegração é a força fraca e só actua ao nível do núcleo. No entanto como todos sabem que quando temos 2 cargas do mesmo sinal e as pomos próximas uma da outra repelem-se. Ora no núcleo temos empacotados numa região muito pequena uma quantidade enorme de protões, todos da mesma carga. Tecnicamente nenhum núcleo de átomo é estável, mas isso não acontece o que quer dizer que existe uma força que actua lá dentro contrabalançando essa força de repulsão, chamada força forte.

Desde 1974 que se sabe que os protões e neutrões não são partículas elementares, ao contrário dos electrões, sendo constituídos por 3 quarks (partículas que nunca se conseguiram observar), a interacção forte funciona através deles e permite que protões e neutrões se atraiam entre si e se mantenha assim a estabilidade do núcleo e a existência da vida como a conhecemos. Estas 4 forças possuem ainda mediadores que permitem ligar estas partículas entre si.

Na falta de um motivo para mostrar uma fêmea com as glândulas mamárias à mostra, apresenta-se uma foto de uma jovem física pronta para trabalhar no CREN.

Resumindo o objectivo deste projecto é descobrir e decifrar as leis pelas quais se regem as partículas mais ínfimas que constituem tudo o que nos rodeia, incluindo a nós próprios e que conferem uma ordem aparente e visível que estrutura o universo.

Se não conseguem encontrar utilidade prática para esta brincadeira altamente financiada por inúmeros países, basta dizer que foi no CREN que nasceu por exemplo os aparelhos radiológicos de hoje em dia utilizados amplamente na medicina ou a Internet que permite que estejam a ler este texto.

Fui

quarta-feira, agosto 27, 2008



Durante a minha visita a Londres, qual surpresa minha quando constato existir, mesmo no cerne desta grande metrópole, acima da monumental Westminster, uma "freguesia" (será mais apropriado dizer cidade) de nome... St. John's Wood, em bom português, S. João da Madeira. Trata-se de uma cidade, como calculam, tão radiante, emanando uma luz invejável que, só por um acaso muito desafortunado, ainda não fora prestada homenagem como Nothing Hill fora... em "O repugnante Hugh Dallas em Nothing Hill".

Pesquisas posteriores permitiram-me descobrir que nesta, como devem imaginar, espectacular cidade de Londres, acordaram para a vida várias personalidades importantes de renome internacional...


"Why so serious?! AH AH AH AH AH"

Lá estás tu a brincar Joker... Vai-te, que não és para aqui chamado...



Ah! Agora sim!
(Em cima, Kate Moss, rejubilando de satisfação e dignidade por ter nascido em S. João da Madeira)

Do mesmo modo, foi palco de célebres ocasiões, como a da foto do álbum dos Beatles "Abbey Road", na rua homónima da cidade (de referir que Paul McCartney nasceu, de igual modo, aqui).


Nada que chegue, no entanto, como certamente concordam, à elegância e sublime estado que é viver na original S. João da Madeira, em Portugal, claro... : )


A pedido de inúmeras famílias, fui

terça-feira, agosto 26, 2008

Caros amigos,

estamos hoje aqui reunidos para festejar o aniversário de uma das nossas mais prezadas compinchas, amiga de palhaçada e até mais do que isso, para os sortudos entre nós!

Passo a explicar: Paula Margarida C. Dias de Carvalho, nascida a 26 de Agosto, acaba de completar o seu 19º aniversário!

Convém deixar umas quantas palavras acerca desta persona magnifica que entrou nas nossas vidas há cerca de um ano:

Paula Margarida vem de Silvite, melhor e maior terra do mundo, localizada algures entre Sacorelhe e Vouzela, localizados algures perto de Bizeu, localizado algures em Portugal, não demasiadamente longe da autoestrada, lugar de repouso e festa para as pessoas que vivem nesta terra.



Figura 1 - Paula Margarida, numa pausa após almoço, apanhando sol na auto-estrada

Paula Margarida tem também dotes de futebolista, especialmente quando se encontra perto do banco, aplicando remates de trivela sempre que possível. No entanto, é relativamente frágil em relação a todo o tipo de toques e placagens, sendo extremamente fácil fazer com que o seu corpo se encha de nódoas-super-negras.



Na foto: exemplo de nódoa-super-negra.

Mas mais do que saber de onde ou as características físicas desta enigmática fofita, é importante apresentar a sua personalidade. Como existem tantos locais nas internetes onde se relacionam nomes com personalidades, não vos vou incomodar com tais trivialidades, mas permitam-me apresentar a lista que eu próprio elaborei acerca desta pessoa:

P ateta
A legre
U nica
L inda
A paixonada

M aravilhosa
A dorável
R isonha
G ira
A miga
R esponsável
I nsubstituível
D istraída
A rtista

Falando agora a sério, a Paula faz parte daquele grupo de pessoas únicas que, ao entrar na vida das outras, se torna inesquecível por tudo o que traz de bom a cada um de nós. Os adjectivos acima são cerca de 1/1000000 daquilo que já nos demonstrou e ainda tem para demonstrar... e ela só entrou na nossa vida há um ano.

És única, Margarida. E nós adoramos-te por isso.

Nunca mudes.



PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*tu sabes*

quinta-feira, agosto 21, 2008

Oportunidade desta semana nos anúncios Google:

UM FANTÁSTICO, ESPECTACULAR E INDESCRITÍVEL DETECTOR DE METAIS

A mais recente novidade para todos os exploradores de tesouros de praias. Não perca esta oportunidade de encontrar os seus objectos perdidos e escondidos, os seus metais valiosos e stuffs afins. Com o selo de qualidade National Geographic.

Legenda: Menininhas na praia desoladas por não ter o novo detector de metais NG.

Já sabe para para continuar a acompanhar as mais recentes novidades em bugigangas de extrema utilidade para o seu dia-a-dia continue atento às novidades apresentadas no painel à direita, sendo que para isso apenas terá de usar o seu clique todos os dias nos Anúncios Google deste blog.

FUi


A transferência do defeso


Não não foi a de Ronaldinho pelo Milan ou do Cebola pelo Porto, muito menos a de Aimar ou de Reyes pelo Glorioso.

O seu nome é Teixeira, Mark Teixeira ou Tex como é chamado nas Américas “primeiro base” transferiu-se do Atlanta Braves para o Los Angeles Angels. 28 anos de origem portuguesa o “mais proeminente hitter disponível” New York Times, assinou um contrato que lhe vai valer 6,4 milhões de euros ano.

Podia eu acrescentar aqui mais um vasto rol de virtudes desportivas deste grande atleta se percebe-se minimamente alguma coisa do desporto que este pratica, mas ainda hoje lamento que não se aborde o que quer que seja nas aulas de educação física sobre basebol.


Começou no Texas Ranger (clube que por certo lhe trouxe muitas virtudes como homem e lhe proporcionou o insofismável título de Ranger) e chega agora à mais forte equipa de basebol do mundo. A sua transferência foi discutida em jornais, tv, rádio e internet por milhões e não precisou de nenhuma Nereida ou de conversa de asno para concretizar os seus intentos. (Isto é ganhar muita maquia a fazer o mesmo que fazia e o que sabe fazer melhor)

Sejamos justos Tex beneficia das regras do desporto americano, contratos de 1 ano ao contrário de certos escravos do desporto europeu e só por isso a par de viver na mesma terra que a Pamela Anderson já é uma sorte daquelas que só costuma bater à porta dos predestinados.

Fui

domingo, agosto 17, 2008

COMUNICAÇÃO AO PAÍS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Ex. Senhor Dr. Aníbal Cavácu Silva


O Tribunal Constitucional pronunciou-se pela constitucionalidade de várias normas do decreto que aprovou a revisão do Estatuto Publicitários dos AmendoinsdoRicky. Nesse sentido, irei devolver, nos termos da lei, o respectivo diploma à praça pública para que nesta ela seja aplicada.

Devo, no entanto, comunicar aos portugueses que outras normas me suscitam sérias reservas de natureza político-publicitária.

Trata-se, acima de tudo, da norma relativa à OBRIGATORIEDADE DE CLICAR NO CARTAZ PUBLICITÁRIO QUE SE ENCONTRA NESTE MESMO BLOG LOGO À DIREITA A TODOS OS SUBALTERNOS DA REPÚBLICA QUE ACEDAM A ESTE BLOG que, inovando em relação ao Estatuto em vigor e em relação a todos os outros blogs, restringe o exercício da liberdade dos demais cidadãos, pondo em causa o equilíbrio e a configuração das liberdades do nosso sistema sócio-cultural previsto na Constituição.

Em devido tempo, alertei vários dirigentes políticos para esta questão.

Devo, igualmente, chamar a atenção para um outro ponto conexo com o anterior.

No passado dia 10 deste mês foi-me dirigido sérios elogios e agraciações por parte de altos responsáveis por este blog que me pareceram altamente suspeitas no âmbito que não apresento substantivos atributos para os demais que me mereçam tão grandes atenções.

Sem mais a declarar um bom resto de vidinha para todos vós.

Aníbal Cavácu

Cada acesso ao painel publicitário vale aos egrégios interessados e responsáveis pelo alojamento publicitário a quantia de 0,20dólares, sendo o ágio ganho a curto e longo prazo de 100dólares.

sábado, agosto 16, 2008

Agosto, verão, praia, maçãs, olímpicos, guerra e Soljenitsine

Agosto sempre foi sinónimo de verão, e este de bom tempo. Bom tempo para o Homo sapiens moderno pressupõe Sol, calor e no mínimo ausência de nuvens no máximo ausência de precipitação. Parece ser a altura ideal para empregar a palavra férias que para um país como o nosso com 1230km de costa significa praia. Mas o anticiclone dos Açores já não é o mesmo e esse bom tempo parece só aparecer de forma intermitente como se de um capricho se tratasse.


Apenas a zona mais a sul de Portugal Continental parece seguir a lógica que o "antigamente" ditava, sendo que aquelas terras mais parecem já pertencer ao Magrebe do que à Europa, a distribuição da temperatura e a cor da terra assim o parecem dizer.


Nesta altura do ano para além das habituais noticias de famosos a tomar banho com as maminhas ao sol ou as novas contratações do Benfica, detivemo-nos com a história de um autoritarismo zeloso e anedótico de um tal comandante da zona marítima sul que proíbe massagens e distribuição de maçãs na praia em nome do decoro e das regras sadias da concorrência publicitária agressiva na areia. (A maçã nacional estava já a pôr em causa a venda de marcas internacionais de refrigerantes e a ofuscar campanhas publicitárias de operadores de telemóveis que prestam um serviço público aos cidadãos brindando-os com os mais variados brindes para esta época estival.)
Foi giro.


Lá por fora decorrem uns tais de Jogos Olímpicos numa tal de China um país de dois sistemas e milhentas desigualdades. Curioso apesar de tudo que uma ideia de nobres europeus - para homens ricos, brancos e civilizados se tenham tornado no maior evento desportivo do Planeta.

“Nos Jogos Olímpicos de St. Louis, em 1904, ao lado das provas olímpicas realizaram-se, durante dois dias, jornadas antropológicas. Índios sioux, mexicanos cocopas, pigmeus da África Central, ainos do Japão, sírios” – lembra a revista francesa L’Histoire dedicada aos Jogos Olímpicos. Tudo quanto dava a ideia de selvagem para a mentalidade ocidental de então participa numa espécie de JO-Zoo. Em St. Louis só participaram seis países europeus, Alemanha, Hungria, Grã-Bretanha, Grécia, Suiça e Áustria, e três americanos, EUA, Canadá e Cuba – e esta, certamente, por ser amiguinha dos EUA, que acabava de fazer uma guerra com Espanha para a tornar independente.

Guerra que também começou no mesmo dia em que as atenções do mundo estavam viradas para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008. O palco foi (é) a Geórgia e as suas duas regiões separatistas Ossétia do Sul e Abcásia, o principal jogador a Rússia que aproveita a oportunidade para fazer uma demonstração de força às suas portas. Entretanto surgem os relatos de pilhagens, mutilações de homens, violações de mulheres e mortes, muitas mortes invariavelmente de quem tem menos a ganhar e tudo a perder.


A morte mais falada internacionalmente este verão é do também russo Alexander Soljenitsine, personalidade que desconhecia, mas prémio Nobel da literatura em 1970 com as obras O Arquipélago de Gulag, A Casa da Matriona e o Pavilhão dos Cancerosos. Opositor e denunciante do sistema de trabalho escravo na URSS de Estaline valeu-lhe a perseguição pelo seguidores de Lenine o que o levou à prisão de trabalhos forçados na Gulag e ao exílio durante duas décados nos EUA, expulso e sem nacionalidade, excomungado por Brejnev reconciliou-se com a Rússia de Putin. Defensor da consolidação da “democracia musculada”, parece só aparecer aos olhos do grande público do ocidente após a morte, permanecem as obras que serão olhadas agora por certo de uma forma diferente.

Brevemente considerações sobre a transferência do ano do desporto internacional.

Fui

domingo, agosto 10, 2008

Algas Marinhas


As algas marinhas são conhecidas por serem indubitavelmente um alimento rico em minerais, metais e oligoelementos (elementos químicos essenciais para os seres vivos geralmente encontrados com baixa concentração no organismo). Isto faz delas o maior nutriente regulador do nosso sistema metabólico.
Através dos seus nutrientes as algas marinhas funcionam como catalizadores equilibrando o sistema circulatório, nervoso e endócrino, além de exercer uma acção antibiótica.
Por sua vez, estas plantinhas também são um óptimo coadjuvante na alimentação, sobretudo para um processo de emagrecimento. Este processo é assegurado através da sua composição fenilalanina, aminoácido que suprime o estímulo nervoso do apetite no cérebro.

Estas plantinhas queridas que tantas vezes encontramos nas nossas praias são, assim, portadoras de inumeros benefícios para a nossa saúde: auxilia na digestão, queima gorduras, elimina substâncias em excesso no nosso organismo, regulariza a flora intestinal, são uma fonte de vitaminas e sais minerais, estimula o metabolismo…



Boas férias para todos!

Au revoir*