sexta-feira, outubro 24, 2008

Revelo aqui, o meu mais recente vício no que toca a websites donos de particulares interesses e curioxidades doutas:

Aqui, podemos encontrar uma série de mapas mundo redimensionados de acordo com a variável em estudo, que nos permite rapidamente perceber melhor o mundo em que vivemos, sendo estes um espelho das diferentes sociedades mundiais e como estas têm vinda a evoluir.
Tomemos então alguns exemplos práticos, como a distribuição da população mundial pelos vários continentes:

Como esta será em 2050:

Ou, para referirmos um tema muito em baila nos nossos dias, como se distribuí o consumo mundial de petróleo:

E como este tem aumentado, entre os anos 80 e o ano de 2001:

Um objecto de estudo interessantíssimo, a meu ver. Destes 4 exemplos que escolhi - dos mais de 600 disponíveis no site - podemos sobre muito cogitar. Dos dois primeiros, a constatação do óbvio, as grandes concentrações populacionais nos países emergentes, China e Índia, e o aumento populacional nos países de terceiro mundo, principalmente no continente africano e diminuição no ocidente, Europa e América, de uma forma mais ligeira do que o verificado para o crescimento no continente africano.
Os dois últimos mapas demonstram o monstro consumidor de combustíveis fósseis, que é a América do Norte e o crescimento brutal das novas economias emergentes neste aspecto, com o pormenor de Portugal ser um dos países europeus em que esse consumo foi mais incrementado nos 20 anos estudados. De aludir ao desaparecimento quase completo da América do Norte no último mapa, o que demonstra que os presumidos dos americanos há muito perceberam a necessidade de adoptar outro tipo de energias alternativas, para um caminho mais sustentável.

O Worldmapper é um sítio pensado e projectado por um grupo de investigadores da Universidade de Sheffield em colaboração com um investigador da Universidade de Michigan - responsável pelo algoritmo usado como base para a construção dos mapas - e que merece de todos nós pelo menos uma visitinha, já que comprar o livro recentemente lançado parece-me exagerado para as nossas pobres bolsas, tão necessitadas que estão de créditos de uma banca carente de crédito para si mesma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente descoberta! A net é um local pródigo para fascinantes buscas de conhecimento, em todas as áreas.

Mariana disse...

Muito bom site no que toca a curiosidades mundiais!