sexta-feira, novembro 14, 2008

Este mês, mais uma vez, atropelei o princípio que eu próprio estabeleci, de responder às vossas perguntas deixadas no nosso correio electrónico, abordando uma questão que me chegou aos ouvidos e, que por força da sua pertinência intelectual e premente esclarecimento, impôs-se por ela mesma.

Serão os animais* seres racionais, como homem?

*Diz-se por animais todos os mamíferos que não o homem, peixes, molusco, insectos, aves e, o Eucinéfalo.

Os mais incautos dirão que a resposta a essa pergunta é dada logo nos primeiros anos de escolaridade, cimentando-se rapidamente como um aforismo no nosso senso comum. Há quem não concorde! E quanto eu estimo aqueles que por vários motivos não concordam. Afiguram-se geralmente como indivíduos hábeis, bons a depreender, que não prescindem do seu raciocínio, logo, à partida, seres racionais.

Começo por dispensar a minha opinião, socorrendo-me de literatura adequada para o efeito, de forma a lograr-nos uma conclusão aceitável.

Racional in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora 2006: adj2gén. 1 que possui a faculdade de raciocinar; que faz uso da razão; 2 que se baseia na razão e na lógica; 3 conforme à razão; razoável; 4 que revela bom senso; 5 FILOSOFIA que se deduz pelo raciocínio. s.m. ser pensante; o ser humano… etc

Eu fico esclarecido com a significação de racional, aqui, claramente atribuída ao ser humano, mas aceito o cepticismo quanto às capacidades dos senhores da Porto Editora em dominarem uma matéria tão ampla. O equívoco é possível. Sigamos para a definição de razão:

Razão: s.f. 1 faculdade de raciocinar, de compreender, de estabelecer relações lógicas; 2 faculdade de julgar ou avaliar; 3 justiça; rectidão; equidade; 4 bom senso; juízo sensato; 5 causa; motivo; argumento; justificação; 6 participação; notícia; 7 FILOSOFIA faculdade de raciocinar discursivamente, de combinar conceitos e proposições; 8 MATEMÁTICA relação entre duas quantidades; etc…

Eu nunca vi um porco a andar de bicicleta, mas também nunca tinha ouvido ninguém designar um caracol como: animal racional; nunca da mesma forma me ocorreu que estes pudessem usar uma qualquer forma de raciocínio, para que desse modo se arrastarem na sua gosma para debaixo de um vaso de dia e só saírem de lá à noite, a isto chamava instinto, impulso instantâneo, automático, definido pelo ambiente a que está exposto. Já quanto à espécime Eucinéfalo não temos dúvidas quanto ao seu ser, pensa que tem mais razão do que na verdade tem.

No fundo, estaremos perante um debate de interpretação de palavras, mas quanto a isso aceita-se com o melhor dos agrados todas as opiniões estrambóticas que possam ter.

4 comentários:

Hélder Aguiar disse...

loool soberbo. É óbvio que o Homem é o único animal racional. O único que pensa sobre si mesmo e sobre a sua existência, que faz o culto dos mortos (embora já se tenha observado de forma rudimentar este fenómeno em elefantes africanos) e que necessita de criar e crer numa existência além-morte perante a incompreensão da realidade sobre a qual ele raciocina, e que o ultrapassa.

Os outros animais nem este estado atingem pois são incapazes sequer de reflectir sobre a realidade que os rodeia. Vivem por instinto, sob o comando de reflexos altamente refinados ao longo de milhares e milhares de anos de existência. É basicamente isto que nos distingue dos outros animais, questionarmos a realidade em que vivemos e nós próprios. Primórdios do raciocínio poderão porventura ser encontrados num ou outro raríssimo caso dentro de primatas como o gorila, mas não noutros animais.

Mariana disse...

Lolololol

Faço minhas as palavras do Nimpo. É evidente que o Homem é o único ser racional à face da terra.

Um assunto extremamente debatido ao serão à beira do aquecedor =P

We Are Machines Of God disse...

Isso foi porque não viste a minha tartaruga "mais velha" a tentar o suicídio, atirando-se do aquário abaixo com uma altura de cerca de 1,5m de altura, aquando da perda da comparsa "mais nova" por motivo de doença prolongada.

"Eles não sabem o que dizem"

Carrega Benfica

Hélder Aguiar disse...

coitada, ficou mesmo perturbada LOL : \