domingo, novembro 30, 2008

No tempo da "Inocência Ditadura"!

Quem é que não ouviu falar do caso Calabote do final da década de 50? Do árbitro que deu 10 minutos de descontos com o intuito de ver o Benfica marcar o 8º golo, o do título? Do árbitro que marcou num jogo com 8 golos, 5 penaltys para os da casa?

Pois é, trago-vos hoje meus amigos uma prenda: os artigos dos principais jornais desportivos (gentilmente cedidos por um amigo) relativos ao jogo apitado pelo senhor "Inocêncio Calabote", que acabou por ditar o 2º lugar no campeonato para o Benfica, tendo o título ficado na posse dos azuis e brancos que venceram no mesmo dia em Torres Novas, os locais por 3-0, tendo acabado o jogo contra 9 (1º homem do conjunto de Torres Novas foi expulso aos 20min da 2ª parte e o segundo depois do 2º golo do Porto, imagine-se, por pontapear a bola de dentro da baliza) e sobretudo debaixo de veementes protestos dos jogadores locais! Jogo apitado pelo senhor Francisco Guiomar que de Inocêncio não tinha nada!
-----a Bola-----

---Manual Desportivo---

-----Record-----


20 comentários:

Amendoim do Ricky disse...

Obrigado Machines of God!! Mais um sumo esclarecimento de um dos muitos falsos mitos do futebol português, com o único e malicioso propósito de denegrir os triunfos da maior instituição portuguesa pelos habituais invejosos provincianos.

A história como ela é!

Salud*

Anónimo disse...

O que se esquecem de dizer é que nesses tempos todos os jornais eram dominados por um só clube: o Benfica, portanto todos esses registos históricos estão deturpados e valem o que valem.

Anónimo disse...

O k conta e k hoje vamos ficar em primeiro lugar....e o resto e conversa....

E a epoca passada ja e historia, por isso continuamos a ser os melhores ker no passado, ker no presente....

Benfica rumo ao titulo no. XY ( em que X=3, e Y=1-9)

Forca glorioso

lili disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lili disse...

O glorioso foi é roubado... Deturpam sempre a realidade... 3 ou 4 minutinhos... K é isso?

Anónimo disse...

Viva o Benfica...ninguem nos para...

Hélder Aguiar disse...

Boa grande Machines.. mais um mito desvendado.. É mesmo verdade, quem conta um conto, acrescenta sempre mais um ponto.. Esta é a prova disso : D

We Are Machines Of God disse...

O Benfica dominava tudo.. só nunca foi a hegemonia porque tinham pena dos "outros" clubes!

Sr. "Anónimo", que não se identifica porque talvez não esteja certo do que disse, que fique aqui bem assente, que o "clube do REGIME que era o Benfica", entre 1974 e 1994, ou seja nos 20 anos pós revolução assim iam as estatísticas:

Campeonatos Nacionais:
Benfica- 10; Porto- 8; Sporting- 2

Taças de Portugal:
Benfica- 7; Porto-5; Sporting- 2

Se duvidar dos números pesquise, leia, informe-se, dê uma apitadela ao senhor Salazar, ...

Benfica o único verdadeiro centenário na HISTÓRIA feita!

Hélder Aguiar disse...

Alto aí! O Benfica ainda estava para nascer já o F.C.Porto comia a sopinha há vários anos... : )

We Are Machines Of God disse...

Comia sopinha, mas não fazia história,... coisas diferentes! O F.C.Porto fez a sua história no futebol a partir de determinada altura.. não será preciso dizer porque está subjacente à ideia nacional do que é o F.C.Porto enquanto futebol! :)

Hélder Aguiar disse...

Claro, não vou negar que o Benfica não tenha mais história que o F.C.Porto... seria hipócrita. O Porto era um clube com pouca expressão a nível nacional, quase de nível local mesmo, só começando verdadeiramente no "reinado" de Pinto da Costa, onde se operou uma autêntica subida em flecha de popularidade e resultados... Bom, apesar de tudo, não nos esqueçamos que nessa curta "história" já conquistou mais uma taça europeia que o Benfica...

We Are Machines Of God disse...

Sendo verdade, deixa-me acrescentar que o Benfica tem demasiadas finais europeias para tão poucas conquistas! Já o Porto é o oposto.. quando chega à final.. ganha!

E mais no pós-ditadura, o Benfica também chegava a finais europeias, uma na década de 80 e outra na década de 90! Essa frase feita do clube do regime nunca foi tão despropositada e enganadora.

Hélder Aguiar disse...

De facto é mais uma frase feita, dizer que o Benfica pós-regime nada fez... Que fique aqui registado nesta lápide virtual asquerosa o inconformismo e a verdade! E nada mais que a verdade, pois omitindo pode-se mentir muito...

Que o Porto e o Benfica se abracem num amor eterno... Que se beijem... Troquem carícias... Quanto ao Sporting que se limite à consistência viscosa de mero réptil que é.

Anónimo disse...

Caro Nimpo, ha clubes em Portugal mais antigos que o FCPorto...e nem por isso tem mais historia k o porto....Olhe o exemplo da Academica (se n estou em erro)....

Benfica roubadinho ontem....

Quim, tas bom para ir para o banco...GR precisa-se....Shihan compra um po benfica agr no mercado de inverno...usa os teus poderes...

Amendoim do Ricky disse...

Skykodak, estou a pensar em comprar antes uma frutinha e umas viagens Abreu ao Brasil e a outros destinos exóticos, claro que com toda a frutinha exótica já incluída no pacote, a ofertar àqueles senhores que apitam. Talvez assim tenhamos uma subida em flecha de popularidade e resultados como diz o Trotz, se resultou com os outros também há-de resultar connosco.

Hélder Aguiar disse...

A vida desportiva de um Benfiquista é mesmo assim... feita à base de lamurias e desalento. Há sempre alguma causa que explique o insucesso de algo cuja grandeza excede várias vezes a sua capacidade real... Meus senhores, nada mais queria que ver o Benfica a apresentar resultados para que não vivessem tão amargurados...

Amendoim do Ricky disse...

Ninguém está aqui amargurado, penso eu, amargurados vivem aqueles que apesar de nos últimos anos quase tudo ganharem continuam numa enigmática luta provinciana.

E passo a citar: "SLB SLB SLB FDP SLB!"

Quem não quer ver o óbvio que não veja. Do caro Nimpo nada mais podemos esperar que uma benevolência benigna e irracional a favor de determinados prevaricadores que num momento ou noutro lhe deram uma determinada felicidade.

É um indulgente este querido Nimpo!

We Are Machines Of God disse...

Permitam que comente estes últimos ditos dos nossos ilustres amigos..

De facto a vida dos benfiquistas nos últimos anos tem sido pautada por inúmeras lamúrias e lamentos.. contra factos não há argumentos.. agora que o Benfica foi, é e continuará a ser o maior de Portugal acho que disso ninguém tem dúvidas, tanto em história (sim essa do regime, que para o mal dos vossos pecados também conta), como em sócios, passando pelo elevadíssimo nível de merchandising, vendas e afins e até pela entidade. Sim o nome Benfica é demasiado grande.

Portanto quando o querido "Nimpo" diz "...cuja grandeza excede várias vezes a sua capacidade real" julgo que esteja a ser abusivo, irreal e até injusto. Se há clube que levou bem alto o nome de Portugal nas décadas de 60,70, 80 e 90, esse clube foi o Benfica! Sem me esquecer da década de ouro do Porto (80)!

O que me indigna no meio disto tudo, deixem-me que vos diga.. é a forma como se lida com os problemas sérios neste país...!

O futebol é um negócio. Os jogadores valem dinheiro. Os empresários ditam a carreira de muitos jogadores. Os treinadores pouco fazem já. O futebol fora das 4 linhas é corrupção. Os adeptos são parte do futebol. Os adeptos muitas vezes são corrompidos pelas direcções dos clubes. O futebol é isto!

Quem jogou, joga ou quer jogar "mais por fora das 4 linhas" tem eventualmente algum benefício sobre aqueles mais "pequenitos"!

Tenho dito.

Anónimo disse...

Muito boa noite a todos os presentes e ausentes desta nobre sala..

Não pude deixar de reparar neste "artigo" escrito sobre um caso mediático do futebol nacional e como tal decidi responder ao mesmo.

O que me apetece dizer é que se o Benfica não é o "clube do regime" como disse "Machines of God", então também não o é, o clube do final do séc. XX nem tão pouco do séc. XXI! Desde "1994" em diante o Benfica foi apenas 1 vez campeão nacional. 1 escreve-se um. Contra factos não há argumentos.

Quanto ao caso do Calabote toda a gente sabe que governo, políticos e administração do Sport Lisboa e Benfica, mandavam, literalmente, no futebol português. Não me admirava nada que a comunicação social também fosse controlada já nessa altura.

Amendoim do Ricky disse...

J. Sousa, claro que nos dias de hoje e desde que o Benfica não ganha nada, não há corrupção e os jornais não são manipulados. Também nunca existiu o apito dourado, a fruta, o café com leite, as viagens ao Brasil, as escutas, relógios de ouro, etc.. E, menos evidente que tudo isto, o domínio do poder das associações de futebol do norte sobre as restantes, que tão bem tem espelhado as diferenças de resultados dos seus clubes.

Claro que para os adeptos o que importa é ganhar, mesmo que seja com batota; viciando as regras do jogo; porque se o fez é porque sou mais esperto que o outro; não fosse eu seria o outro, logo antes que seja eu.

É desta mediocridade social e desrespeito pelas regras da sociedade, que toda a gente parece aceitar muito bem se aponta aqui, venha ela da facção verde, vermelha ou azul.