sábado, dezembro 13, 2008

Crise!!


Veio de Oeste e instalou-se a Ocidente.

As causas não são financeiras ou económicas, é algo muito mais profundo, é principalmente uma crise ética, cultural, de moral e por isso mental. Enquanto as pessoas continuarem a ser tratadas como objectos, ou meras unidades de trabalho, dispensáveis de acordo com as exigências de mercado, ou caprichos de gestão de lucros e não como indivíduos que apesar das suas idiossincrasias compõem uma sociedade que se quer justa e de partilha, em que os valores circulam e as riquezas crescem de forma proporcionada com o todo.

Por cá denuncia-se o que já todos sabiam, os portugueses políticos que antes de o ser nada eram e nada tinham, quando o deixam de ser granjeiam poderes e riqueza numa clara promiscuidade com o sector privado.
A outra face são muitos dos nossos banqueiros, tipos como o sombrio Oliveira e Costa, ou o desassisado João Rendeiro, que apesar de o seu banco de ricos ter falido ainda consegue arranjar um pertinente timing para lançar um livro com frases como: "A história de quem venceu..."; "Invista com segurança...". É preciso ter uma determinada lata, coisa que parece não faltar à maioria destes gestores financeiros de topo, rapidamente amparados pelos governos com o dinheiro de todos. Parece esquizofrénico mas é verdade, são os que menos têm que estão a emprestar aos que mais têm, para que depois estes tornem a emprestar aos primeiros, mas desta vez com juros.

E a Grécia aqui tão perto, tão parecidos connosco, mas bastante mais irascíveis.



“O sistema de crédito centralizado nos bancos nacionais e os detentores do grande capital que o rodeia, dá a esta classe de parasitas um poder fabuloso, não só para controlar os capitalistas industriais, mas também para intervir directamente na produção da maneira mais perigosa. Esta gente nada sabe sobre produção e nada tem a acrescentar sobre isso”.

Karl Marx

6 comentários:

Hélder Aguiar disse...

Andavas adormecido para agora nos premiares com este post tão engraçado e pertinente Shihan! Adorei a ligação aos nossos companheiros irascíveis da cauda europeia (LOL) e a citação de Marx!

Hélder Aguiar disse...

Ah, e esteticamente... não poderia estar melhor!

We Are Machines Of God disse...

Todos aqueles que ali veêm, pertencem todos a uma claque de futebol grega. "é acabar com as claques em todo o mundo", 99% dos problemas político-económico-sociais ficarão resolvidos!

Shame on politics!

Anónimo disse...

"Embora com o risco de simplificar, poderemos afirmar que, quando a burguesia é fraca, procura sempre a sua salvação na protecção do Estado, na esperança de os poderes públicos a ajudarem numa redistribuição do rendimento nacional, reduzindo os ricos dos seus empreendimentos e aumentando os seus ganhos. Só quando a burguesia é poderosa, quando tem confiança nas suas forças e na sua capacidade de derrubar so obstáculos pela sua superioridade económica, é que denuncia de boa vontade qualquer intervencionismo público e procura reduzir ao extremo os recursos financeiros do Estado.

É evidente que a crescente intervenção do Estado na economia, o próprio crescimento de um sector público, ou até a nacionalização de sectores económicos deficitários, não são “Socialismo”. Uma economia não pode ser um bocadinho socialista tal como uma mulher não pode estar um bocadinho gravida. A intervenção estatal e o dirigismo são praticados no quadro do capitalismo, para consolidar o lucro, pelo menos o das camadas decisivas dos monopólios. Se minam, ao mesmo tempo, a longo prazo, os fundamentos do regime, isso não é mais do que uma outra manifestação das contradições que dilaceram o capitalismo."

In Tratado de Economia Marxista

Marx estava certo...

Anónimo disse...

Pois...

O mundo é assim....ja todos sabemos isto. Sempre foi assim e sempre será assim....Tamos em crise, um dia ela vai embora e começará um periodo de crescimento econimico....Depois mais tarde havera crise novamente...é um ciclo...é a vida...

Resta-nos a nos, comuns mortais, sermos objectos pekeninos no meio disto tudo...no final...o balanço será feito pelo numero de baixas a dividir pelo de resistentes...Nao interessa kem de nós será baixa...No fim, estatisticas justificaram tudo, e um novo ciclo começará...

Tenhu dito

Amendoim do Ricky disse...

E como disse Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”