terça-feira, dezembro 09, 2008

Mogwai ::: The Hawk is Howling
Género: Post-Rock

O último álbum de Mogwai é como um quadro amoroso, bastante diferente dos álbuns anteriores, mais crus e viscerais. A forma como o piano surge na segunda secção da faixa de abertura I'm Jim Morrison I'm Dead é simplesmente terna e imponente, quando seria de esperar o cliché de uma explosão de guitarras naquele crescendo típico do post-rock. É esta abordagem diferente que torna faixas como Local Authority e Kings Meadow paisagens de sonho admiráveis, especialmente a última, com o seu crescendo de ruídos minuciosos por trás. 

Mas a faixa icónica do álbum é, sem sombra de dúvidas, The Sun Smells Too Loud, talvez uma nova masterpiece para o post-rock. Uma música construída sobre variadíssimas camadas cativantes de diversas guitarras, teclados electrónicos e piano, produzida de uma forma parecendo que cada uma dessas linhas trabalha, por si só, completamente independente das outras. Unidas, no entanto, criam algo de inspirador e majéstico, de uma complexidade original para o género. I Love You, I'm Going to Blow Up Your School e Scotland's Shame são das faixas mais indulgentes que eles produziram, a primeira numa linha depressiva a la Godspeed You! Black Emperor, a segunda quase tocando na indulgência sonhadora dos Sigur Rós.

E assim o álbum opera de uma maneira bastante diferente da qual os Mogwai nos vinham habituando, o que, evidentemente, irá aborrecer os fãs aguardando algo na linha dos seus primeiros trabalhos. Neste aspecto, só as faixas Batcat, completamente remanescente da sua sonoridade hard-rock distorcida do passado, e The Precipice, o crescendo sinistro clássico dos Mogwai, podem oferecê-lo. O resto de The Hawk is Howling é provavelmente demasiado relaxante e filosófico para ser atingido de forma superficial.

7,5/10 (Bom+, grande álbum no género)

13 comentários:

Amendoim do Ricky disse...

Mais um grupo de artistas trazido aqui pelo nosso Nimpo, desse género musical tão sinuoso e tão pouco compreendido que é o post-rock com as suas ambiências tão agradavelmente sonoras como por vezes perturbadoras.

Até agora conheço apenas uma música, a tal que é referida como: "talvez uma nova masterpiece para o post-rock", instrumental e a parecer-se como um monólogo entre um teclado e a guitarra; interessante, a conhecer melhor.

Anónimo disse...

E temas interessantes neste blog? Já chega de se fazerem passar por pessoas intelectuais e porem posts que de facto entretenham.

Hélder Aguiar disse...

Caro amigo,

Efectivamente ultimamente não temos enveredado muito pela parte da "parvalheira" que entra na definição deste blogue. A nossa ignorância e imbecilidade atingem proporções tais que não aspiramos produzir mais que excrementos asquerosos de cheiro fétido, tal como este post. Nunca o escondemos! Procuraremos corrigir brevemente a alteração que nos sugere de modo a agradá-lo mais! Obrigado!

Anónimo disse...

Caro Nimpo,

Chega de se meterem com conversas bonitas so para parecerem inteligentes, chega. Falem de forma natural, e deixem-se de se exibirem.

Hélder Aguiar disse...

Meu amigo Farto,

Acredite que longe é a nossa intenção parecermos inteligentes. Muito pelo contrário. Lamento profundamente que pense dessa maneira... A meu ver, seria mais útil para si canalizar a sua irreverência para algo mais proveitoso do que cuspir na própria caruma do chão.

Um abraço

Amendoim do Ricky disse...

BRRRRRUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAHHHHHH!!! COCÓ, CHICHI, PEIDO!!!

FUCK! FUCK! FUCK!

I GET IT!

YOU SUCK!

BRRRRRUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAHHHHHH!!!

Consegui entretê-lo Farto, parecendo ao mesmo tempo um jumento?

Anónimo disse...

Caro O Shihan

Jumento de facto pareceu, agora entreter-me nem por isso.

Hélder Aguiar disse...

Ai Farto Farto...

Você é difícil de satisfazer, você é um autêntico pagode indomável e insaciável!

Haverá limite para esta sua horrenda necessidade? Por favor indique-nos a maneira de podermos agradar tal gosto refinado, mas não ouse ultrapassar a fronteira da dignidade humana.

Anónimo disse...

Nimpinho

Desconheco, mas pela musica k ouvi curti....Um estilo a ser estudado pela minha pessoa, sem duvida...

Nimpo sempre na vanguarda de novos talentos, axo k escolheste mal a profissao:p

Tenhu dito...

PS: Farto, e comentares o post, k axas?

Anónimo disse...

Gostei do Live Traffic Feed....Da para saber de onde as pessoas k visitam o blog sao....Eu pertenco as k estao em warwickshire e/ou northamptonshire, isto apesar de nunca estar em nenhuma destas terras.....Para kem kizer saber em termos de cidades, o k e isto passo a explicar: warwickshire engloba birmingham, coventry e warwick. Northamptonshire penso k sera northampton so, mas MKC deve estar em termos de net incluido.

As outras terras k apareceram do UK, sheffieldshire e a norte, zona de Manchester e cidade de sheffield. Leicester e uma terra em k nao vejo nenhum sanjoanense presente la....e a mundializacao do blog....

Tenhu dito..

Amendoim do Ricky disse...

É muito interessante sim, depois da desilusão do clustrmaps e os seus sistemas de arquivo que remeteram o nosso mapa já preenchido com bolinhas vindas de todos os continentes para os arquivos. Ainda dá para consultar, mas em tamanho pequeno e sem as informações da lista de países, agora começou do zero, até o novo arquivo que será daqui por um ano.

Obrigado skykodak por esse elucidação, para mim warwickshire, northamptonshire, gandalfshire, fuckingshire são tudo terras dos mesmos bifes.

Anónimo disse...

Lol, concerteza...terras abencoadas pela Rainha....

Great England (pelo menos para os ingleses, k axam k sao superiores a tudo e todos)...

Mas e sempre um pouco mais de cultura saber estas coisas sobre terras de senhora majestade.....

Mas nao ha nada k xegue ao Porto carago...Biba o porto....so falta mesmo o estadio da Luz para ser perfeito...

Hélder Aguiar disse...

Ai ai senhora majestade Queen Elizabeth... em breve terei mesmo que dissertar um pouco sobre os aposentos de tão nobre, singela e formosa dama...