segunda-feira, dezembro 15, 2008

Taxi Driver de Martin Scorsese (1976)
Género:  Crime / Drama / Mistério


Taxi Driver, talvez o melhor filme de Martin Scorsese, retrata a progressiva deteoração mental de um ex-combatente na guerra do Vietname. Assaltado pelo mutismo e o isolamento progressivo, Travis Bickle (interpretado pelo, na altura novato, Robert De Niro) ocupa as suas longas noites de insónia trabalhando como taxista Nova-Iorquino. 

Constatando a corrupção, os vícios e a degradação presentes na metróple assim que a noite se instala, Travis mergulha num pesadelo crescente, onde as suas perturbadoras experiências de guerra estão cada vez mais interligadas com a análise que faz à sociedade que assiste, todos os dias, despertar no crepúsculo. Como um subterfúgio de libertação mental. A realização confere um efeito hipnótico à filmagem, como se estivessemos a assistir a tudo através dos olhos de Travis, criando uma atmosfera densa e marcante. Os diálogos estão também muito bem orquestrados, vincados pelo carácter dos personagens. De certa forma, acabamos por ganhar simpatia a Travis, apesar de tudo encontramos uma certa veracidade na deturpação que este faz da realidade, como uma subtil crítica de fundo. 

Nos meandros dos bairros, esquinas e guettos corruptos e decadentes, Travis acabará por encontrar Iris (Jodie Foster), uma prostituta, intrinsecamente ligada a esse mundo, vendo nela a esperança, a tábua de salvação da sociedade que ele quer redimir com as próprias mãos. Jogo psicológico puro num ambiente sombrio e nocturno, onde todo o opróbrio humano vem ao de cima, são os ingredientes fundamentais deste clássico de Scorsese. Que a guerra comece!

20 comentários:

Amendoim do Ricky disse...

Ora aí parece estar um óptimo filme para ver na madrugada natalícia, se mete indivíduos perturbados e violência gratuita, temos os ingredientes necessários para desanuviar dos sonhos e das filhoses.

Anónimo disse...

Gostava de ter vivido a minha juventude nos anos 70...Grande epoca....

Hélder Aguiar disse...

É verdade... excelente década, ainda não demasiado contaminada pelos vícios do capitalismo agressivo!

Duvido que este filme ajude a desanuviar a flatulência das filhoses lolol Shihan, a ver se o próximo título desta rubrica se aproxima um pouco mais do ambiente natalício!

Amendoim do Ricky disse...

Então porquê Skykodak?

Terias hoje 50 e tais e nunca nos teria conhecido, pelo menos da maneira que nos conheceste..

*Cota Cotita Cota*

Anónimo disse...

Mas voces estariam la ao meu lado....Ja nos imaginaste a viver a juventude nos anos 70....todos Juntos....

Parabens Master Shihan...

Amendoim do Ricky disse...

Não tínhamos o irc, não seria a mesma coisa, Master Skykodak.

Anónimo disse...

Com essa do IRC convenceste-me...Master Shihan...

We Are Machines Of God disse...

Eu, na minha humilde opinião e se me permitem expressá-la aqui publicamente, diria que o "master" SKYKODAK anda metido nos fumos pesados lá com os british! Os anos 70 americanos, não são os anos 70 lusitanos ;p

SKYKODAK tem calma filho, o Benfica vai ser campeão este ano, não enverdes pelo caminho do mal, apenas e só por causa das papoilas saltitantes.

Hélder Aguiar disse...

lolololololol

Anónimo disse...

Caro Machines, Eu nao disse em k local keria viver nos anos 70....e kuando pensei em viver nos anos 70 pensei mesmo nos USA....

Kuanto aos fumos pesados, essa foi uma ofensa forte...vou fazer keixa de ti a mama....nao gosto de ti....

Kuanto ao Benfica....NINGUEM PARA O BENFICA....

Tenhu dito...

PS: Machines arranja mas e fumarada pa passagem....

Hélder Aguiar disse...

Exacto, é de consolidar visões e estratégias para a passagem de ano!

Amendoim do Ricky disse...

Acho que vai ser difícil uma base de entendimento entre todos, deixemos a decisão como sempre para o dia 31 antes de jantar, que tão bons resultados têm dado.

Eu cá voto, desde já, no campo de voleibol das piscinas de sjm.

Hélder Aguiar disse...

E que melhor passagem de ano que uma tão simples como essa. Quando vos encontrei, vindos do campo de areia de Voleibol, na altura nada referi, mas fiquei mesmo devastado de alegria. Nada iria ser feito de transcendente, mas só a vossa presença, o silêncio da noite e o brilho das estrelas, era suficiente para me preencher a alma. Foi uma alegria pura como se vos conhecesse, ali, pela primeira vez, tendo consciência da nossa grande amizade.

Anónimo disse...

O campo de Volei e uma garrafinha de champagne....Agr imagina, nos todos no campo de volei e com fumarada fornecida pelo Machines.....

Pensem...

We Are Machines Of God disse...

looooooooooooool o Machines arranja fumarada para irmos para os Aliados festejar em Maio/Junho ;p

Isto claro se o PDC & Companhia não ordenarem detenções para esse dia, a tudo o que vagueie pelas ruas da invicta de coloração mais avermelhada!

Skykodak, não era para te ofender, sabes bem o quanto gosto de ti!

*

Amendoim do Ricky disse...

Parece-me que está combinado então, o Machines arranja a fumarada.

Cuidem disso, sabendo que os meus globos oculares míopes toleram pouco grandes concentrações de fumaça, por isso mesmo, o campo de voleibol seria FEEEEERPEITO.

Hélder Aguiar disse...

Abracemo-nos, caros irmãos!

Anónimo disse...

Machines tambem nao te kero ofender.....Mas sei k nao resistes a uma boa fumarada....esta nos teus genes....

PS: Eu tb gosto um poukito de ti, es feio e xeiras mal....por isso gosto de ti...

We Are Machines Of God disse...

O Shihan, meu grandioso Deus das trevas sombrias da ria!!!

A "fumarada" que eu forneceria, era daquelas coloridas, que se veêm em todos os estádios de futebol, e que estão proibidas nos estádios de futebol nacional, imagino eu, pelo risco de incêndio (no mini dispositivo que possuem para acender) ou então pelo risco de inalação de gases perigosos (este sim mais sério)!

Esse campo de voleibol tem algo desconhecido que eu deva estar a par? Seres alienígenas? Mulheres nuas virtuais?

Skykodak meu caro, quanto à beleza natural da minha entidade, estou ao currente ;p agora quanto aos odores emanados, foste o primeiro a apresentar queixa. Será que o "FOG" te perturbou a capacidade discriminativa de inalação de todo o tipo de sensações olfactivas? Quando cá voltares, apita, que eu conheço quem te pode ajudar nessa área :) não não é um otorrino, chama-se Prof. Shindungu Azari (espec. em perturbações sensações dos órgãos dos sentidos; mede 2,30m, pesa 155kg, é de raça negra, trabalha apenas com as mãos e afins, sem recurso a tecnologia deoutro foro).

Amendoim do Ricky disse...

Meu Machines adorável, quem sou eu para desconfiar das tuas fumaradas, nunca ousei tal coisa, apenas me deu aquele desabafo, na certeza, contudo, que a tua criteriosa escolha de stuffs que fazem fumaraça obedecem aos mais altos padrões de qualidade impostos pela CE, só comparados com a escolha minuciosa do Oliveira e Costa por paraísos fiscais, ou do PC pelas melhores e mais resguardadas agências de viagens para o Brasil e frutarias da nossa praça.

Com muito amore*