quarta-feira, março 18, 2009

krampfnotoldman Março é o mês em que tanto durmo como faço e, com o calor que está, pelo menos agora, abandonámos por este mês a nossa onanística petulância de demonstrar que sabemos mais do que um ancião de 90 anos, delegando essa responsabilidade a Robert Krampf.

Pedagogo e cientista, tem dedicado a sua vida à divulgação da ciência, e nessa batalha solitária durante anos a fio, desenvolveu abordagens simples e descomplexadas de responder ao porquê de muitos dos acontecimentos do dia-a-dia que nos rodeiam. Sempre de forma humorada, demonstra que a física, biologia e química não são matérias apenas ao alcance de alguns, mas, pelo contrário, a explicação dos mais simples fenómenos da natureza, fundamentais para nos compreendermos a nós próprios e ao mundo que nos rodeia.

Com legendagem de Carlos Portela, blogger do Vídeos para o Ensino da Física e da Química, mostramos três exemplos de vídeos didácticos da autoria de Robert Krampf, disponíveis no seu sítio da internet (clicar em Robert Krampf no primeiro parágrafo).

Porque é que os microondas aquecem os alimentos?

Porque é que certas coisas fazem bang?

O efeito Doppler.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre com uma preocupação educativa. parabéns

Unknown disse...

E assim k se ensinam os miudos a gostar de ciencia....O pior e k depois e preciso fazer os calculos matematicos k traduzem isso tudo....

Mas e bunito, curioso e educativo...Ha um programa (ou havia) na rtp2 do genero k dava todos os sabados..

Bjx**