terça-feira, junho 09, 2009

4,63%

boletim de voto europeias 2009

Cerca de 164.870 votos em branco. Um número estranhamente omitido por todos os meios de comunicação social, que tive oportunidade de acompanhar. E, no entanto, dificilmente existirá uma forma mais significativa de protesto, do que esta. Alguém que se dá ao trabalho de se deslocar propositadamente, ao seu local de voto, com a intenção de não votar em nenhum partido, motivando-se a si próprio a exercer um direito seu, mostrando que se interessa pela “coisa pública”, mas, que não se identifica com nenhuma força política, deveria ter o direito, também, que essa posição ficasse bem clara.

Não se pode confundir o número avassalador da abstenção, e a sua possível leitura, com este. Por isso, sou um defensor que todos os brancos correspondessem a lugares vazios. Seria uma forma segura de rejuvenescer a democracia, obrigaria os participante políticos a empenhar-se ainda mais e, condicionaria todos os insatisfeitos a pensarem duas vezes antes de diluírem-se na abstenção, a pior forma de exercer o protesto em democracia.

1 comentários:

Carla disse...

Nem mais!

Este número tão significativo de votos não deveria mesmo passar em branco, para isso já bastou o seu voto..

É este tipo de "protesto" que deveria mover a política deste país.. porque se o descontentamento é muito, a vontade de conhecer um governo melhor é com certeza superior...