Cosmos de Carl Sagan
Já aqui se falou da extraordinária obra de divulgação científica - Cosmos, de Carl Sagan; está, no YouTube, a totalidade da correspondente série televisiva, altamente recomendável para os mais, ou menos instruídos, nestas andanças da astronomia, astrobiologia, química e física.
O aspecto pode parecer um pouco “retro”, mas a sua mensagem - tirando alguns pormenores que são hoje conhecidos e na altura não o eram -, continua actual, influenciando, emocionando e inspirando todos aqueles que o lêem, ou simplesmente têm o prazer de assistir aos 13 episódios da sua famosa série.
Uma das mais fascinantes imagens é o calendário cósmico, apresentado por Sagan, comprimindo toda a história do Universo em apenas 1 ano, permitindo-nos compreender a nossa pequenez e insignificância, no espaço e no tempo.
2 comentários:
Para constatarmos a nossa insignificância, basta pensarmos que só surgimos nos últimos 5 minutos do calendário anual do universo...
A nossa importância reduzida aos últimos 5 minutos de um ano, claramente contrastante com a nossa superior autoridade, no nosso planeta.
Admira-me já ter passado quase 24h, desde a publicação deste post, e ainda não termos a habitual reacção efusiva de um anónimo gritando: Viva o Benfica!
Enviar um comentário