terça-feira, outubro 27, 2009

Notáveis 7ª arte

Palombella Rossa de Nanni Moretti (1989)

Palombella Rossa é um dos mais conhecidos filmes do repertório bizarro do cineasta italiano Nanni Moretti. A história desenrola-se a partir da amnésia pós-traumática de um conhecido jogador de polo aquático e, ao mesmo tempo, importante dirigente do Partido Comunista em Itália (imagem biográfica do jovem Nanni Moretti). É num campo de polo aquático que o personagem da história, Michele, tenta reposicionar-se de novo no mundo, num sucessivo aparecimento de fragmentos de memória e personagens, autênticos demónios, que o atormentam ao longo da narrativa. Mais que reposicionar-se a si mesmo, o filme centra-se na indefinição dogmática do Partido Comunista pós-queda do muro de Berlim (1989), claramente uma investida político-filosófica sobre a questão existencial de um partido que luta contra um sistema ao qual, paradoxalmente, pertence. Sobre este respeito, Michele busca uma resposta concreta mas não a ousa encontrar, perdido no desespero de uma névoa de indefinições e contradições.

É pois nesse jogo de polo aquático interminável, perante um público estranho e tendencialmente perigoso (uma amostra do mundo?), que o seu destino e o do Partido Comunista acabam por ser traçados. É este público que Michele tenta convencer. Por outro lado, tudo isto, que num momento é o debate do século, é reduzido a nada assim que o clímax do filme Doctor Zhivago (David Lean), a passar numa televisão do bar da piscina, surge, atestando este sentimento humorístico irónico presente ao longo do filme. Excelente interpretação de Nanni Moretti, versátil, cómico, dramático e explosivo, verdadeiramente a coluna dorsal de Palombella Rossa.


"Eu sou comunista (...) Nós somos iguais, mas diferentes"

4 comentários:

O Shihan disse...

Interessante o filme abordar essa incerteza ideológica em que muita gente deve ter caído, depois da queda do muro e do desmoronar da cortina de ferro.

Não deixa de ser paradigmático sermos o único país ocidental (da UE), em um Partido Comunista continua a ter expressão eleitoral.

Anónimo disse...

Viva la Cultura

Anónimo disse...

Paradigma
s.m. Modelo, padrão, norma; exemplo. / Gramática Conjunto de flexões de uma palavra dada como modelo: paradigma dos verbos da 1.&170; conjugação; paradigma dos substantivos da 1.&170; declinação latina. / Lingüística Conjunto de formas que se associam por um traço lingüístico permanente, denominador comum de todas elas, traço na base do qual se estabelecem correlações e oposições.

Paradigmatico
adj. Que pertence ou é relativo a um paradigma.

Anónimo disse...

Comunismo
sm (comum+ismo) Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas etc.).

Possui 9 letras
Possui as vogais: i o u
Possui as consoantes: c m n s
Comunismo escrita ao contrário: omsinumoc
Na numerologia comunismo é o número 5