sexta-feira, abril 14, 2006

Novidades Espaciais - O planeta Xena

Segundo dados mais recentes, o tal 10º planeta descoberto à poucos meses, com alcunha de Xena, em honra da nossa muy amada (principalmente do Bertinho) Xena, pouco maior é que Plutão, o seu diâmetro é pouco maior que metade do comprimento dos EUA, contrariamente ao que se pensava antes. Cada vez mais firme é a posição de que tanto Plutão como Xena pertencem à "Kuiper Belt", uma cintura de milhões de corpos celestes que rodeia o nosso Sistema Solar que não se conseguiram unir para formar um planeta. Desta forma, o Sistema Solar verdadeiramente seria constituído por 8 planetas (até Neptuno).




















Outro assunto recente é o envio de uma sonda para estudar Plutão, que apenas vai chegar ao planeta nos finais da próxima década. Esta missão reverte-se de especial importância para o estudo da formação do Sistema Solar, uma vez que a cintura Kuiper Belt praticamente não foi alterada desde a formação do Sistema Solar.

Outro facto curioso, para quem não tem prestado muita atenção à astronomia é que Júpiter já vai com 63 satélites e Saturno com 47 e preve-se a descoberta de mais, pelo menos para este último : )

www.nasa.gov
http://solarsystem.nasa.gov

3 comentários:

Laurentino Damázio disse...

Ainda hoje tinha lido numa revista de cientifica, sobre este possivel 10º planeta. Penso que se trata de algo que a sonda irá desvendar. aguardo com curiosidade.

Anónimo disse...

Isso para mim é tudo tretas andamos a gastar biliões de dólares a estudar rochedos a milhões de quilómetros de distância e continuamos a não cuidar do nosso proprio rochedo. tristeza

Anónimo disse...

uma coisa nada tem a ver com a outra tânia. "ah nao vou comer porque ha muita gente a passar fome no mundo". não é por se fazer investigaçao espacial que infelizmente se trata o nosso planeta como se trata : |