quinta-feira, outubro 30, 2008
Publicada por Anónimo à(s) 30.10.08 15 comentários
Etiquetas: Experimente pensar
terça-feira, outubro 28, 2008
Publicada por Anónimo à(s) 28.10.08 4 comentários
Etiquetas: Entrevistas, Musique
domingo, outubro 26, 2008
Publicada por Anónimo à(s) 26.10.08 26 comentários
Etiquetas: Notáveis 7ª arte
sábado, outubro 25, 2008
Mas ao mesmo tempo vamos crescendo e de repente, deparamo-nos com mil e uma dúvidas!!
Ao longo do curso, especialmente neste último ano, em que lidei diariamente com o sofrimento das pessoas, inúmeras vezes me questionei: Será que tenho algo a dar aos meus doentes?
É difícil transmitir as más notícias, é difícil sentir-me impotente, é difícil admitir que errei, é difícil!
Mas também há momentos especiais que nos fazem perceber que as nossas decisões foram acertadas: um sorriso de um doente, um obrigado sentido, um olhar...
Publicada por Rock à(s) 25.10.08 16 comentários
Etiquetas: Experimente pensar
sexta-feira, outubro 24, 2008
Tomemos então alguns exemplos práticos, como a distribuição da população mundial pelos vários continentes:
Como esta será em 2050:
E como este tem aumentado, entre os anos 80 e o ano de 2001:
Os dois últimos mapas demonstram o monstro consumidor de combustíveis fósseis, que é a América do Norte e o crescimento brutal das novas economias emergentes neste aspecto, com o pormenor de Portugal ser um dos países europeus em que esse consumo foi mais incrementado nos 20 anos estudados. De aludir ao desaparecimento quase completo da América do Norte no último mapa, o que demonstra que os presumidos dos americanos há muito perceberam a necessidade de adoptar outro tipo de energias alternativas, para um caminho mais sustentável.
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 24.10.08 2 comentários
Etiquetas: Net Gadgets and Stuffs
terça-feira, outubro 21, 2008
(08-08)
Sim aos cãozinhos, sim ao civismo.
Fui, à casa de banho
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 21.10.08 2 comentários
Etiquetas: The Great Eye
quarta-feira, outubro 15, 2008
A ignorância e o desdém pelo bem-estar e saúde chega a um ponto que me levo a perguntar se estamos perante seres humanos dotados de capacidades intelectuais superiores aos demais animais, ou de meras bestas insaciáveis pelo prazer imediato. Podemos argumentar que se trata de um problema individual de cada um ao qual os outros nada ou pouco têm a ver com isso. Eu afirmo o contrário, o problema é tão deles como nosso. Estamos a instituir uma sociedade indivíduos obesos, hipertensos, insuficientes cardíacos, uma prole de inválidos a quem todos nós vamos ter de pagar a conta do hospital, da reabiltação, do tempo que poderiam ser úteis à sociedade mas não o podem devido ao seu estado debilmente lontroso.
Quanto tempo mais nos continuaremos a degradar? Até me dar uma pontada no peito e cair na cama de vez? Assim que não tiver forças para subir um lanço de escadas? Quanto tiver dificuldades em respirar ou dormir? Assim que não conseguir ver os meus genitais, a não ser ao espelho?
A escolha não está só entre morrer cedo ou tarde, está entre viver bem ou sofregamente, entre nos sentirmos bem connosco ou definhar lentamente assumindo-o como inevitável. Que imagem queremos nós deixar deste curto espaço de tempo desta existência? De meras bestas que mal sabem cuidar de si quanto mais do que o que os rodeia?
No meu mundo perfeito, as pessoas distinguem-se não pela aparência, dinheiro, valores materiais que ostentam, não pela eloquência das palavras ou da posição social, mas pelos actos que assumem e pela consciência que tem por si e pelos outros.
A terceira palavra que usei no início do texto foi educação, e é aqui a meu ver que reside a essência problema, não temos tido de quem chama a si a responsabilidade da educação a sensibilidade para este problema que começa em casa e acaba na escola. Por alguma coisa é que a maior prevalência de excesso de peso se encontra entre as classes sociais mais baixas, menos instruídas, com menos posses económicas e com mais dificuldades de acesso à informação.
A UE parece finalmente começar a despertar para este problema com as mais recentes recomendações nutricionais para crianças em idade escolar, e não antevejo muito tempo para este problema começar a ser encarado com a urgência que apresenta. A conta já começou a chegar aos estados e indirectamente ao bolso de todos nós. Em causa está a degradação da saúde pública, da qualidade de vida dos cidadãos, um problema muito mais gravoso do que o do tabagismo, é a americanização dos hábitos e cultura europeia com tudo o que de mau que isso acarreta.
Fui
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 15.10.08 2 comentários
Etiquetas: Experimente pensar, Fude
terça-feira, outubro 14, 2008
A pergunta deste mês é a seguinte:
A cor amarela do leite vem da vitamina riboflavina (Vitamina B2), que deve o seu nome precisamente à sua cor amarela - flavus, do latim. A riboflavina é uma vitamina hidrossolúvel, o que é o mesmo que dizer que está dissolvida na fase aquosa do leite.
O leite é uma emulsão de gordura em água, possui pequenas partículas em suspensão de proteínas e gotas de gordura dispersas por uma fase aquosa. À temperatura ambiente, ou de refrigeração apresenta uma cor esbranquiçada e opaca.
Quando o leite é congelado a maioria da água cristaliza na forma de gelo antes das outras substâncias, ficando a antes diluída riboflavina mais concentrada na água que resta. O resultado é a tonalidade amarela que o leite toma à medida que se vão formando os cristais de gelo e a riboflavina diluída na água líquida que resta. A separação de fases, devido à congelação da água em primeiro lugar é a responsável pela alteração das propriedades sensorias do leite, e alteração da sua cor.
Pequeno apêndice à resposta dada:
Resposta a outras curioxidades como esta podem ser encontradas, por exemplo no livro - "Why Don't Penguins' Feet Freeze?", tradução literal para português, "Porque não congelam os pinguins?", da revista New Scientist, da sua famosa secção "The Last Word", onde se respondem a questões de ciência sobre as mais variadas matérias do nosso quotidiano. A adquirir.
Fui, beber leitinho, mas achocolatado.
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 14.10.08 7 comentários
Etiquetas: Ciência, Eu sei mais do que um idoso de 90 anos, Química
domingo, outubro 12, 2008
Mudamos nós, os que há mais tempo aqui andam e evoluímos. Éramos umas crianças em Outubro de 2003, hoje somos uns homens já amplamente instruídos, experientes, sem a mesma inocência que tanto continuamos a querer preservar, e acima de tudo muito mais charmosos. O que não mudou foi o propósito deste espaço, um local onde pudéssemos partilhar as nossas opiniões, experiências e conhecimentos, ou coisas parecidas com isso, trate-se do nosso Benfica, do rabo do Fábio, do final do Universo ou sobre a pertinente temática dos protozoários arábicos eucariontes homolíticos de Xeia.
Notei agora que em cima falei na 1ª pessoa do plural, foi inconscientemente, tenho a perfeita noção da minha individualidade, mas seria injusto não pensar e\ou referir uma pessoa que tem estado sempre ao meu lado nesta batalha abandonada e enfrentada por 3 vezes. O Nimpo, impulsionador, profícuo, activista e inteligentíssima personalidade, dotado das mais egrégias qualidades e virtudes do foro cultural, ser pensante por natureza, sempre lutou por este espaço e transformou-o no local que ele é hoje.
A referência tinha que ser feita.
Obrigado à gerência e a todos vós que nos visitam e que para aqui contribuem activamente.
Parabéns Amendoins do Ricky,
E porque ainda estamos na ressaca de PT, aqui fica o nosso Steven com o Thank You mais famoso da história da música, penso eu...
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 12.10.08 3 comentários
Etiquetas: Temos Ditu
sexta-feira, outubro 10, 2008
Publicada por Anónimo à(s) 10.10.08 6 comentários
Etiquetas: Memory Album, Musique
segunda-feira, outubro 06, 2008
Publicada por Anónimo à(s) 6.10.08 1 comentários
Etiquetas: Musique
sábado, outubro 04, 2008
Conhecendo a sua história não é difícil de perceber a sua obsessão por uma forte defesa militar e manias de uma actual dita democracia federal, sempre pronta a defender de forma intransigente a soberania e integridade russa, mesmo que isso tenha de custar a liberdade e a vida dos próprios cidadãos.
Fui, tomar a minha pill anti-comuna.
Publicada por Amendoim do Ricky à(s) 4.10.08 2 comentários
Etiquetas: 20 a Geografia, O Europa, Politeía