sábado, julho 10, 2004

AMENDOINS COM AZEITE
Episodio 6 “A viagem”

Tudo estava preparado para a partida. Belica tinha carregado um burrico que comprara com as poucas patacas que tinha. Penoso, dava dó ver o pobre animal arrastar-se estrada fora. O vendedor feliz ficou por despachar a velha carcaça, que até nem estava para venda, estando arrumado para lá no canto. Mas Belica lá engraçou com a cor do animal e já nem quis mais outro. O home estava certo que, por muita cantiga que tivesse, a aparência do animal não enganaria ninguém…. Até ao dia em que conheceu Belica. Aos 70 anos, muito se pode aprender ainda…
E assim prosseguiu viagem, descendo o sinuoso monte em que Toboso se encontrava. E eis que, de tanto andar, surgiu nas entranhas da nossa menina a vontade de fazer o que ninguém, por muito que queira, fará por ela. Entretanto, passava na estrada uma carroça de bois com carregamentos de cevada para a aldeia. Por azar, um estranho fenómeno levou a que os bois se descontrolassem. Na aldeia, as pessoas corriam desalmadas gritando que o fim estava perto. O que é certo e perante a estranha escuridão que se abateu de súbito, os temerosos bois puseram-se a correr mato adentro e apanharam Belica de cócoras e bastante coradinha (que de tão custoso que estava a ser o acto, nem tinha reparado no fenómeno nem na aproximação dos bois).
O embate foi violento. A carroça fez uma grande pirueta, dando um mortal no ar. Caiu de estrondo no chão dando duas cambalhotas. E, rebolando lanço após lanço, insinuou-se pelas ribanceiras, monte abaixo. Ao cair bem lá no fundo do precipício, explodiu. Já Belica melhor sorte teve com o acidente já que com a força da colisão, a porra do maldito cagalhão saiu. Fora um alívio! No entanto, não se livrou de umas quantas escoriações e pisaduras aqui e ali…
Exausta pelo esforço dispendido, Belica montou o burrico e deixou-o ir à sua sorte, estando já preparada para o que desse e viesse, inclusive para morrer.

ESTA É UMA OBRA FICTÍCIA. QUALQUER SEMELHANÇA COM FACTOS REAIS É PURA COINCIDÊNCIA.

0 comentários: