terça-feira, fevereiro 28, 2006

GRIPE DAS AVES - VIRUS INFLUENZA H5N1

Desde 1580 que estão descritas mais de 30 epidemias de gripe devido a virus influenza. No século XX houve 3 grandes epidemias, todas causadas e transmitidas por animais (porcos em 1918 e aves em 1957 e 1968). Estas 2 últimas resultaram, cada uma, em 4 milhões de mortos e a de 1918, a célebre "gripe espanhola" matou 40 milhões.

Mas então o que é isso do virus influenza e aquela designação "H5N1"? O vírus influenza faz parte do grupo de virus causadores de infecções respiratórias, é o virus da comum gripe, a infecção mais frequente da humanidade! Existem 3 tipos de virus influenza, o tipo A, tipo B e o tipo C. A designação HxNx é para designar subtipos do grupo A, de acordo com a origem das enzimas do vírus Hemaglutinina e Neuroaminidase.

A razão porque nao existe uma vacina eficaz para a gripe é porque o virus está sempre a modificar o seu património genético (sofre mutações), de uma forma ligeira - drift antigénico - todos os anos, alterando, ainda que por 1 caracteristica ínfima, o suficiente para que uma vacina desenvolvida eficazmente para uma estirpe de um ano já nao seja 100% eficaz no ano seguinte. Estas alterações são as responsáveis pelas epidemias periódicas, geralmente anuais, que todos nós conhecemos (e sofremos!). Provocam poucas mortes porque o sistema imunitário do organismo humano, ainda que o vírus seja um pouco diferente da infecçao do ano anterior, o reconhece (são muito parecidos e por isso as defesas criadas para o vírus do ano anterior têm algum poder de eficácia).

O grande perigo é se as alterações antigénicas são "major" - shift antigénico - levando à formação de subtipos completamente novos, como o H2N2 responsável pela pandemia de 1957, o H3N2 e o H1N1 responsáveis pela pandemia de 1968. Estes subtipos resultam da recombinação de antigénios humanos e animais. Como são completamente diferentes, provocam mortalidade muito maior pelo facto do organismo humano nunca ter sido infectado por nada semelhante! Não existe, assim, nenhuma memória imunitária! Enquanto o organismo gasta vários dias para produzir anticorpos eficazes contra o vírus, nesse espaço de tempo o vírus é completamente livre e, principalmente em pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos ou imunocomprometidos, pode provocar a morte!

O mais recente shift antigénico é então o H5N1, isolado pela primeira vez em humanos em 1997. Esta estirpe ainda não adquiriu capacidade para passar de humanos para humanos, sendo neste momento a única forma possível de infecção o contacto com aves infectadas. Comer carne de aves cozinhada, ou ovos cozinhados NÃO representa risco de contágio.

Podem ver as recomendações da sociedade portuguesa de Saúde Pública aqui

4 comentários:

Anónimo disse...

obrigado trotz por este verdadeiro serviço publico

Anónimo disse...

obrigado trotz por este verdadeiro serviço publico

Laurentino Damázio disse...

Trotz neste humilde blog mostra como deve ser o serviço publico, simples, inteligente e eficaz.

Em 3 minutos aprendi mais que se tivesse 24 horas a ver a RTP.

CuRTeS disse...

Mais como este Trotas!