sábado, fevereiro 23, 2008

Desemprego entre licenciados afecta mais mulheres e o Norte



No total nacional totalizaram quase 40 mil

Eram na sua maioria mulheres e concentravam-se sobretudo na Região Norte as pessoas com um diploma do ensino superior inscritas em finais de Dezembro passado nos centros de emprego com o objectivo de encontrar colocação profissional.

Segundo o «Jornal de Noticias», no total nacional somavam 39.627, menos cerca de uma centena que no final de 2003. As áreas de estudos mais atingidas pelo desemprego de licenciados têm à cabeça a formação de professores (com 20% dos inscritos), seguida pelas de ciências empresariais e ciências sociais e do comportamento.

A Região Norte acumula 41,3% dos desempregados com habilitação superior, o equivalente a 16.005 pessoas. Em todas as áreas, salvo na formação em transportes e matemática, tem o dobro ou o triplo dos desempregados de cada uma das outras quatro regiões.

Os dados de 31 de Dezembro de 2007 já incorporam em grande parte a origem dos diplomados inscritos nos centros de emprego por escola e área de formação e centra-se nos diplomados desde há três anos. Cerca de um quarto dos inscritos consta dos ficheiros há mais de um ano; a representatividade do ensino público ou privado nesta situação é idêntica ao número de diplomados (65% e 35%); o ensino politécnico contribuiu em menor escala para este tipo de desemprego.

A Região Norte tem a percentagem mais elevada de diplomados inscritos nos centros de emprego (41,3) e o Algarve a mais baixa (2,2). O Centro atinge os 26,1% e a região de Lisboa os 24,7%. Do total, cerca de 25% estão nessa situação há mais de um ano.

4 comentários:

Anónimo disse...

mulher quer-se em casa a trabalhar!!

Anónimo disse...

The problem of portuguese people is not having a gun in each home to prevent shootings and assassinations and to prevail security

Anónimo disse...

LOLOL SHARAP U STUPID AMERICAN MOTHAFOCKA!!

Rock disse...

tenham medo, tenham mt medo.... Ai assim já não sei se quero ir para o Porto... É que depois não sei se consigo arranjar trabalho....