sábado, fevereiro 23, 2008

Saúde lucra 109 milhões


SNS teve um saldo positivo
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) teve um saldo de 109,5 milhões de euros no ano passado, revelou a Direcção-Geral do Orçamento (DGO), citada pelo «Correio da Manhã» (CM).

O Ministério da Saúde alega ao «CM» que essa verba, que transita de um ano para o outro, não constitui lucro, uma vez que parte dessa verba é proveniente dos jogos sociais e destina-se à criação da Rede de Cuidados Continuados.

Segundo o Boletim Informativo da DGO, o SNS recebeu, em 2007, menos 45 milhões de euros do Euromilhões, uma diminuição de 18,9 por cento da alínea «Outras Receitas do Próprio Ano». Apesar dessa redução de receitas, o SNS recebeu mais 0,5% de transferências correntes do Orçamento do Estado e 8% da cobrança de prestação de serviços. Entraram ainda nos cofres do SNS mais 23,3% de subsídio de investimento e 0,3% de receita cobrada total.

Segundo a DGO, a «despesa do exercício» teve um acréscimo de 244 milhões de euros. Apesar disso, a evolução estimada da despesa do SNS «reflecte um controlo dos custos dos hospitais e das administrações regionais de saúde».

2 comentários:

Anónimo disse...

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, cada vez mais se vai falar do "negócio da saúde".. TENHAM FILHOS GOD DAMNIT haverá algo mais gratificante que ter um filho ? enfiado no trabalho 10h por dia é melhor ? : ) People just rethink your way of living : D

Rock disse...

É, cada casal precisa de ter uma média de 2,1 filhos para recuperarmos a nossa pirâmide... os2 filhos ainda é nakela, mas o 0,1 é k me parece um bocadinho + complicado... SAó me ocorre a imagem de uma criança repartida em 10 partes, uma cpm cada família... urghh!