sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Juno de Jason Reitman (2007)
Género:  Comédia / Drama


Prestes a estrear no cinema está este filme "Juno", do jovem realizador Jason Reitman (da célebre sátira americana "Thank You For Smoking"), uma comédia sofisticada que "Os Amendoins do Ricky" tiveram já o privilégio de assistir.

O filme aborda um assunto já de si explorado inúmeras vezes no cinema, talvez apenas superado pelas 2837298372 películas que retratam a destruição épica de Nova Iorque (no fundo acho curiosa a forma como conscientemente nos atropelamos para assistir a esse tipo de filmes, sempre que há mais uma nova encarnação desse deja vu (sodo)mítico). Mas enfim, voltando ao tema currente, apesar disso, o realizador conseguiu a proeza de mostrar este assunto (a gravidez não desejada) de uma forma bem diferente da que costumamos assistir. O filme ficou privado dos habituais demagogismos pretenciosos, dramatismos exacerbados ou personagens excessivamente "cinematizadas" - capta, sim, a realidade tal como ela é. É isso que é verdadeiramente especial nesta narrativa.

Ainda que, na maior parte do tempo, com um humor inteligente e brilhante, seja ridicularizada toda aquela situação, de um momento para o outro vamos ao outro extremo, esmagados com o drama real que a condição apresenta para aquela jovem. A amplitude emocional do filme está de facto bem conseguida e é, como referi, genuína. Nesse aspecto, a personagem principal do filme, a maria-rapaz Juno, dificilmente poderia ter melhor interpretação do que a que Ellen Page fez. Já Michael Cera (de "Superbad") teve um papel bastante mais discreto, mas convincente, bem ao jeito dele.

Em suma, dissecando o filme à sua mais pura essência, trata-se de uma história de amor simples e genuína que nada tem de convencional, abordando um tema delicado de uma forma bastante inteligente e com uma solução bastante original. A não perder.

3 comentários:

Anónimo disse...

Filme a ver decididamente.

Anónimo disse...

a soundtrack do filme é também deliciosa...

Amendoim do Ricky disse...

Bom filme, comédia nada espalhafatosa mas eficaz, no fundo um drama disfarçado de comédia.