terça-feira, setembro 09, 2008

O admirável mundo louco em que vivemos

Que me perdoe Hemingway por tão rude golpe ao seu conhecidíssimo livro! Mas talvez me conceda, no final de contas, esta pequena graça. Falo-vos das segundas eleições democráticas na história de Angola, país da África sub-Sahariana, cerca de 16 milhões de habitantes, "apenas" o 7º maior produtor mundial de petróleo (1,7 milhões de barris por dia, fundamentalmente por Cabinda, a província despegada do país que deseja ser independente...) e 4º maior produtor mundial de diamantes, para além de produtor de outros indindáveis recursos minerais, dos quais destaco o ouro, e de inúmeros produtos agrícolas (4º maior produtor mundial de café) fruto de um extensíssimo território. 

Apesar da proibição da entrada no país de inúmeros jornalistas, das declaradas irregularidades nos cadernos eleitorais, e mesmo de coacção psicológica pela presença de militares, de membros do actual governo e de várias oferendas distribuídas nos locais de eleição, a UE declarou-as como válidas, Portugal seguindo o mesmo exemplo (ou não fossemos o 2º maior exportador para o país...). À volta de 80% dos eleitores do país pronunciaram-se pelo MPLA, o partido que governa o país. OsAmendoisdoRicky desejam felicitar os dirigentes Angolanos por tão saudável e pacífico ambiente democrático que, sem dúvida, reflecte os seus desejos de "transparência" e de "exemplo para o continente Africano".

Perante a pujança de tal escrutínio, revelando uma confiança inexcedível por parte do povo Angolano, outra coisa não esperaremos senão um progresso geral e social condizente com a riqueza exportada e com o crescimento anual de 21.1%. Não vemos como tal prosperidade não se possa traduzir num abatimento efectivo da corrupção e das mordazes desigualdades sociais, acessível ao simples clique do google maps (se quiserem, experimentem vós próprios em Luanda):

vs

Por último, esperemos todos que, pelo outro lado do Atlântico, se saiba dignificar o valor do intelecto e do raciocínio, da lógica e dos ideais. Não que duvide, afinal de contas trata-se de um povo tão instruído, seres humanos dotados de liberdade para reflectir individualmente... fundamentalmente, invocar todos os erros, todas as mortes inocentes e consequências catastróficas que se sucederam no regime em vigor. Óbvio que não vão transformar uma disputa eleitoral num confronto de raças, credos ou conquistas individuais, ou num confronto de personagens de telenovela. Por mil cruzes, que receio tão disparatado e infundado : )



"Introduce a little anarchy... upset the established order... and everything becomes chaos" by Joker, The Dark Knight


Edit de 21/09/2008: E que Huxley me perdoe por chamá-lo de Hemingway! Ah, por mil Harrisons. Obrigado Jonie Bats : D

5 comentários:

Amendoim do Ricky disse...

Apesar de tudo não deixou de ser um escrutínio de alguma forma exemplar para aquela zona do globo. A falta de pluralidade já é outro assunto tão preocupante como as eternas desigualdades que se vão agudizando à medida que o dinheiro vai entrando como as imagens do google maps tão bem vão mostram.
Os American Guys que se entendam entrem eles se bem a senhorita Palin é muito formosa.

Anónimo disse...

Palin is a Godess Queen! Her vision of a virgin american girl is overwhelming! Not to mention what I've always fought for: a gun in every christian American home. Oh, what a vision of peace and fraternity... Only a sacred Godess Queen like her could think of it, oh praise the Lord!! Lord, listen these sinners and give them hope to do whatever stuff is meant to do! Go for it, beat that brack piece of dark shit McCan!!! Since you can't raise much those arms, give him where it hurts!

Anónimo disse...

You crazy fuck! Shut the fuck up! Now, you listen to me, and listen very carefully, because I'm only saying it once. I don't want to see you, your fat ass and your bullshit rambo deliriums any more on this website. Do yourself a favor, follow my advise. Pick that stupid pistol, put your ass on your shit park, and have some time shooting some rabbits or squirrels, I don't want to know. Let JUST smell you here again. STAY OUT OF THIS PLACE.

Anónimo disse...

This is getting warm here. You two should put Science above all thoughts.

Joana disse...

O Hemingway ou o Huxley? :p