domingo, março 05, 2006

"NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO GOSTAS QUE FAÇAM A TI!!!" o comentário que virou post - Replay


O que não sobra nesta história toda é bom senso de nenhum dos lados. De qualquer das formas a liberdade de expressão tem os seus limites bem definidos até na constituição europeia acho =\. Uma coisa é brincar com Maomé como se brincou com o papa e a igreja católica utilizando uma arte que se define como 1 exagero da realidade, outra coisa é fazer uma representação de uma pessoa singular invadindo claramente o espaço e a liberdade de cada 1. O que acho mais estúpido no meio de tudo isto é estarmos aqui a discutir o rabo da questão, em vez de estarmos a condenar as organizações extremistas, as manifestações violentas, a queima de bandeiras e embaixadas, em vez de estarmos a condenar a violência, estamos a condenar um direito que me assiste a desenhar sobre o exagero de alguns que usam a religião para justificar a violência. Como o Curtes disse e muito bem ouve muita gente que também não gostou do que se desenhou e para mostrar o seu desagrado não precisou de utilizar os meios que todos condenámos. Se se disser que o que o cartoonista dinamarquês fez foi um desrespeito cultural e uma falta de sensibilidade, então o que dizer de todos aqueles de outras nações tentam impor do que havemos de falar ou não porque é o que lhes convém mais??

E onde é que está o respeito pela democracia e liberdade do país que com mais dinheiro e apoios de outros géneros contribuí para os territórios da Palestina e que sempre tentou melhorar a vida de milhões de pessoas que não tem culpa nenhuma de serem governados por corruptos, por interesses instalados e por andarem ao sabor do vento de homens que lutam pelo seu bocado de terra usando bombas em nome de um Deus. Será que por exemplo na Palestina aqueles jovens que queimam a bandeira dinamarquesa por causa de meia dúzia de rabiscos sabem que foram homens que usam aquela bandeira como pátria, que deram um bocado do que é seu para que eles tivessem um pouco mais?
Quando me falam em desrespeito pela cultura e pelo islamismo eu não deixo de ficar chocado por ninguém ficar chocado que um grupo de países e grupos religiosos nos impeçam da nossa liberdade de ter opinião e de fazer um simples desenho. Que liberdade é esta em que temos de anda ao sabor de crenças religiosas, em que alguns nos podem impor limitações à nossa própria liberdade, que liberdadezinhas são estas a que devemos respeitar e que precedente algo do género pode abrir? A partir do dia em que as liberdadezinhas impostas por alguns nos vão obrigar a pensar antes de escrever ou desenhar sobre uma determinada temática religiosa podemos todos então ficar descansados que o dogma imposto pelas religiões será esse sim um valor absoluto em que não se pode tocar.

A minha liberdadezinha impõem desde já a proibição do uso de qualquer e determinado cartoon que goze com o meu clube e não vou deixar de condenar e agir em consonância com o que me der na telha com alguém que goze com essa religião que é o Benfica. Estão todos impedidos de igual forma de dizer o que quer que seja da pata de morcego que trago ao pescoço a todas as luas cheias ímpares que calham a um dia par do mês vigente de todos os anos que são multiplos de 2, ou que gozem comigo porque acredito piamente que o Mantorras é o salvador e o Vieira é o S.Sebatião da segunda circular.

Estejamos a partir de hoje então todos calados sobre tudo o que envolva religião e a crença do outro com o prejuízo de invadir a liberdade do parceiro.

E já agora uma pastilha de bom senso a todos antes do almoço e depois do jantar já!!

3 comentários:

Anónimo disse...

aplausos para a liberdade de expressão

Laurentino Damázio disse...

Concordo em absoluto com o que foi dito, penso precisamente da mesma maneira.

P.S Espero que o nosso blog nao seja vitima de fanaticos que só gostam de arrebentar com coisas.

Laurentino Damázio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.