terça-feira, março 18, 2008

Berlengas...Um paraíso aqui tão perto...

Podia simplesmente transcrever um qualquer texto que se encontra na net sobre as Berlengas...mas a sua beleza e magnitude merece algo mais profundo...algo que saia da alma de um verdadeiro amendoim...Vou-vos então passar a contar a minha visita ao arquipélago das Berlengas....

Primeira etapa a cumprir é chegar à marina de Peniche...onde não faltam barcos para fazer a travessia (so se faz no Verão)...não se preocupem muito com este aspecto, desde que cheguem até às 5horas da tarde podem fazer a viagem na boa....

Depois de escolher o barco, no meu caso um pequeno barco pa cerca de 10 pessoas, pusemo-nos ao leme....e que viagem....sentimo-nos uns autênticos Vascos da Gama...a navegar no mar agitado junto ao cabo carvoeiro...mete medo...sim mete...mas já se começa a ver no horizante um grande pedregulho no meio do oceano...

Terceira etapa..chamaria a etapa de viagem após a passagem pelo cabo carvoeiro...Bem...foram os primeiros momentos de que algo seria mágico naquele fim de semana de Verão....Eram os golfinhos que nos acompanhavam... eram já as gaivotas a "xatearem-nos" (nesta altura ainda eram bonitas)...lindo..muito lindo...

Finalmente chegamos à ilha...e que recepção...ai aquela praia do cais...água translúcida....linda linda...e as gaivotas a pintarem o ar, eram tantas....mas que lindas...( ainda pareciam giras)....até que um de nós avista o parque de campismo...e lá se foi o sossego mental...só pensavamos...Vamos ter que subir ISTO TUDO COM AS MOCHILAS ÁS COSTAS???.....Lá subimos....a custo...mas felizes...era o início de um sobe e desde constante ao longo de todo o fim de semana ...preparem-se...é preciso boa preparação....é sempre a subir e a descer a pique...

Não se esqueçam de levar comida pa ilha...lá n há nada....uma pekana Nano-mercearia e um restaurante caríssimo é td o k existe....e n se eskeçam de garrafões de água...lá a água é salgada....Levem farnel...e ide jantar para a praia...sem ninguém....naquela baía no meio do Atlântico onde se parece estar isolado de tudo...muita paz...muita harmonia...Que lindas que eram as estrelas...nunca as vi tão brilhantes...até a poeira cósmica da Nossa galáxia se podia observar....

O dia seguinte começou comigo e com a Xenna a vermos o Nascer do Sol...Um dos momentos mais lindos que já presenciei...o Sol nascia no Mar, mesmo em frente a nós...as gaivotas posicionavam-se e lutavam (e que luta) por um lugar que lhes conferisse um melhor panorama...Sem dúvida um dos momentos que ficará para sempre...até porque tinhamos musica a acompanhar o nosso amor (uns bêbados a contemplar a mesma beleza que nós, cantavam-nos uma serenata)...

O dia....Bem..que há a dizer mais...é o subir e descer constante...as 40.000 gaivotas no ar....fomos andar de barco...lindo...vimos falésias de mais de 80 metros...vimos praias minúsculas...grutas....muita paz...e por fim desembarcamos numa ilhota...e que ilhota...Era o Forte S. Baptista, construido no século XVII....Para mim a coisa mais linda da ilha...reparem...

Gosto particularmente da vista à distância, fotografia tirada ao ir embora do forte (enquanto subiamos mais de 80 metros de altura)...

Ao vir do forte para o parque de campismo passa-se pelo farol..sítio onde se vê toda a ilha...onde se vê nitidamente que se está no meio do mar....e ai que pequenina que é a ilha....tão pequenina...e nós ali no meio do Atlântico....

Não querendo alongar-me muito mais...só queria referir os inúmeros passeios que demos pela ilha, passando muitas vezes no mesmo sítio, dado o tamanho da ilha...passeios esses em que procurávamos ratos...sim ratos...dizem k são lindos...k são como coelhinhos lindos e fofinhos...e são mesmo.....Um de nós conseguiu ver tamanha raridade de espécie...Eu vi um...mas tava morto....

No final os sorrisos eram bem evidentes nos rostos de todos nós....vimos praias lindas....imagens lindas..nascer e pôr do sol lindos....e conseguimos sobreviver a 40.000 gaivotas esfomeadas sempre a xatearem-nos...(uma delas picou o meu dedo do pé enquanto dormia de noite... sim as gaivotas vêm para cima das tendas....ficam ali a gritar mesmo aos nosso ouvidos...mas enfim...coitadinhas...não têm muito espaço....é que a ilha é branca...e não é por ser de uma rocha rara de cor branca....)...

Mas não desanimem....até um paraíso tem defeitos...e este...não foge à regra....mas tudo compensa naquele pedacinho de pedra no meio do nada...a natureza tão virgem à nossa volta....parece que estamos noutro planeta...o céu é diferente..o cheiro é diferente....o som é diferente....muita paz...muita harmonia...muita beleza....digna de um dos sítios mais lindos do mundo.....

Tenhu dito...

Anónimo disse...

sim hercules kerido mt linda a ilha altamente recomendadaa todos, vale amm a pena ir um fds a ilha

paula disse...

Ai que vontade de ir visitar a ilha...Parece realmente muito bonita :)

Amendoim do Ricky disse...

Hummm e quase que aposto que nem lá chega a TvCabo...

Manhôce ali quem vai para Fornos tem paisagens igualmente bonitas e não se tem de apanhar barco nem a subir escarpas, sendo local possuidor de mamíferos roedores igualmente fofinhos, mortos e vivos e de aves columbiformes muito mais respeitadoras por terceiros que essas aves marinhas.

ya

As Berlengas são muito bonitas....po amor...

até os ratos são "como coelhinhos lindos" LOOOOL essa é mítica LOOOOL duvido que a caríssima Rock partilhe dessa opinião :D E as gaivotas são especialmente queriditas : D

FORA ISSO quer-me parecer que sem dúvida se trata uma experiência interessantíssima, como que um pequeno retiro no paraíso : |

Hercules disse...

Kero aki esclarecer k os ratos da ilha...são denominados de rato preto...é uma espécie k só existe mm na ilha...e ao contrário do resto dos ratos...estes caracterizam-se por serem como pekenos coelhinhos...e são lindos...e fofinhos...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

BLEUUCCC que horrore!! gentinha xem prespectivas... hao-de xer xempreh gentinha. vou max eh pa repubicah duminicanah.. ou pas caraibas ihihihih xo pa quem pode =))

prezada queridita, é uma opinião que fica com certeza registada, no entanto quero frisar a liberdade que dispões para ir afogar um poucochinho mais as mágoas chorando num canto a ouvir TOKYO HOSTEL. Com certeza que ainda tens ainda os teus deveres na escola... seria uma atitude digna adequada e condizente ires estudar, ainda que enfim, tenhas entrado nas férias da Páscoa. Olha porque não aproveitas para ler um livrinho

Anónimo disse...

Pitah_quiduxa dá-me o teu numero de tlm...Gostava mt de flipar ctg em New York...I love manhatan...Come with me...I will show to you the paradise...

Rock disse...

Ai assim já não sei se quero ir... É que agora sei que há por lá ratos abomináveis!! E ainda por cima do tamanha de coelhos!!!

Mariana disse...

Mas que ilha =) é pena haver tantas aves por la... mas sem duvia imagens que revelam todo o esplendor de um pedaçinho de terra rodeada de mar =)