terça-feira, março 25, 2008

Titã, a maior lua de Saturno, pode ter um oceano sob a superfície



Titã, a maior lua de Saturno, pode ter um oceano líquido sob a sua superfície, segundo novos dados recolhidos pela missão euro-americana Cassini-Huygens, indica um estudo publicado hoje.
Uma análise das observações, feitas durante vários anos pelo radar da sonda Cassini, indica que movimentações da superfície de Titã se produziram, comparativamente a pontos fixos de referência. Este fenómeno deixa pensar que a velocidade de rotação de Titã acelerou temporariamente.
Segundo o astrónomo Ralph Lorezn, da Universidade Johns Hopkins, principal autor destes trabalhos, modelos informáticos indicam que ventos na densa atmosfera de Titã poderiam sacudi-la, ou seja, os movimentos da atmosfera aceleram a velocidade de rotação da pequena lua antes de a travarem, mais tarde, quando o eixo de rotação muda.
Estas movimentações parecem suficientemente importantes para sugerir a presença de um oceano liquido entre a crosta de Titã e o seu núcleo, sem o qual os movimentos da crosta parecem difíceis, revelam os autores deste estudo, publicado na revista norte-americana Science de hoje.

6 comentários:

Anónimo disse...

Depois da descoberta de água em estado sólido e possivelmente líquido numa lua de Júpiter - Europa (com hipótese de ter até o dobro da água do planeta Terra) - este é mais um dado fascinante sobre o nosso universo. Daí até à existência de vida, sob forma microscópica, é um "pequeno" passo.

Amendoim do Ricky disse...

Para mim é indiscutível que existe/existiu vida tal e qual como a conhecemos em alguma parte deste universo se ela existe/existiu no nosso sistema solar também é para o lado que durmo melhor.

Se a vida no outro planeta me desse de comer e servisse de incremento para a minha qualidade de vida e vá lá do nosso planeta que está a morrer a olhos vistos ainda podia perder tempo a pensar nisso como não MORRRRAAAMMMMMM mas é.

Anónimo disse...

ai shihan mas imagina o quão benéfico seria para a Química examinar uma bactéria alien ... certamente se descobriria novos compostos químicos ... sem necessidade de ter que recorrer a estudantes universitários pródigos em orais ...

Amendoim do Ricky disse...

Pois é Nimpo esse poderia ser um possível beneficio de gastar 721648712641287641278109261274781426127412987612861427812468712461298182764217812421864178641287616124891€ para trazer organismos alienígenas para a terra mas por certo uma maior preocupação com os organismos que habitam os nossos ecossistemas seria desde já mais vantajoso.

Hercules disse...

Ai shihan n sejas Comuna....Se fossemos a pensar assim nunca teriamos desenvolvido tanto...n terias o teu Zen...pois há fome em africa...

Ai ai ...já me tou a imaginar em Titã a nadar....

Anónimo disse...

I'm not really sure where this titan ocean is but beware when tou talk about the property of the United States of America!!