terça-feira, março 25, 2008

Jorge Nuno Pinto da Costa - uma história de criança

Não é desconhecido de ninguém, que a personagem que mais carinho nutro desde que me conheço, é sem dúvida o excelentíssimo senhor presidente do F.C.Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Foi amor à primeira vista, ainda eu não tinha nascido..!

Filho de uma nobre família da região do Porto, teve a sua instrução escolar nos melhores colégios da mesma. Conta quatro mulheres e dois filhos até hoje. Inicia cedo a ligação ao clube da sua cidade e do seu coração, tendo tido cargos de responsabilidade em várias secções do mesmo, chegando aos 40 anos de idade a director de futebol em finais da década de 70 (1977-78), altura em que o F.C.Porto conquista o campeonato nacional, em igualdade pontual com o S.L.Benfica (campeão nacional em título na altura) pondo termo a 19 longos anos de jejum! Dois anos após deixa o clube. Volta em 1982, como presidente, para não mais deixar aquele lugar. Conta já com 26 anos de liderança Portista, com imensos feitos inéditos, designadamente construção do Estádio do Dragão, da Loja Azul, do Centro de Treinos em Gaia... um palmarés invejável a todos os níveis enquanto presidente de um clube em praticamente todas as modalidades, nomeadamente no futebol (que é a mais sonante) com 15 campeonatos da primeira liga nacional, 2 taças dos campeões europeus, 1 supertaças europeias, 1 taça uefa, 2 taças intercontinentais, 9 taças de portugal, 14 supertaças nacionais... e sobretudo com a imagem única e gloriosa, do grande impulsionador nacional e internacional de um clube representativo de uma cidade que acaba por crescer aos olhos do mesmo! Em 26 anos, o Porto vence 15 nacionais de futebol.. nos outros 89 do restante da sua história havia vencido 10 (já com as 3 edições vencidas no Campeonato de Portugal entre 1922-1934).Após 26 anos de liderança do presidente do F.C.Porto, e 24 anos de idade que já conto, apraz-me dizer que hoje quando decidi vir ler os jornais online, tinha acabado por se concretizar por assim dizer, um "desejo de criança"... Tal foi o massacre acometido à maioria dos meus ilustres amigos apoiantes do F.C.Porto, durante anos e anos a fio (lembro-me como se fosse hoje, das várias discussões diárias tão acesas que algumas quase chegaram a vias de facto no meu 5º ano, teria eu 10 anos, com o mítico Paulo Ribeiro, já andava comigo há 6 anos), em que a conversa era sempre a mesma, e não passava da tónica de que o Porto era o clube da corrupção, teria tudo comprado, feito, desenhado,... para singrar em todas as competições em que entrava. Pois é, depois de em 2004 (passados 11 anos do meu 5º ano de escolaridade), ter rebentado o escândalo Apito Dourado (com base em investigações APENAS sobre jogos referentes ao séc XXI), de em 2007 e 2008 (passados 14 anos do meu 5º ano de escolaridade) o presidente do F.C.Porto ter sido acusado de corrupção activa desportiva em partidas referentes à época 2003-04 (que o mesmo clube venceu com 82 pontos, sem qualquer derrota ou empate em casa), acaba hoje dia 25/03/08 por se confirmar o julgamento no âmbito de um jogo em Aveiro entre Beira-Mar e Porto, que ocorreu à 31ª jornada do referido campeonato, tendo tido como resultado final o empate sem golos, altura em que o Porto levava 6 pontos de avanço sobre o Sporting e 9 pontos de vantagem sobre o Benfica. O Ministério Público acusa o presidente do F.C.Porto de ter dado em sua casa, um envelope com dinheiro ao árbitro dessa partida em Aveiro, dois dias antes do jogo. Pinto da Costa confirmou o encontro, de velhos amigos, mas negou a oferta do referido envelope. Pergunto eu: o que fazem um presidente de um clube, um árbitro e um empresário, dois dias antes de um jogo no qual há envolvimento do clube do referido presidente, a ser apitado pelo juiz em questão (Augusto Duarte)? Deixo para os mais audazes me responderem..
O tal "desejo de criança" em ver Pinto da Costa responder perante a justiça nacional, perdoem-me meus caros amigos azuis e brancos, está consumado! É certo que nada de "outro mundo" vai acontecer com esta figura enigmática do séc. XXI, mas é mais certo ainda que a haver justiça em Portugal, e nomeadamente no Desporto Nacional, ele tinha de responder perante a lei, e ser julgado pelos elevados índices de suspeição de corrupção activa e tráfico de influências no futebol nacional que giram em torno de tamanho sucesso em praticamente 1/3 de século de história do clube!

"Não me interessa a corrupção enquanto tudo corre de feição.. mas imaginem se o mesmo se passasse e o F.C.Porto nestes 26 anos de hegemonia incontornável, não tivesse alcançado tamanho sucesso.. O que seria de Pinto da Costa? O que seria do F.C.Porto? O que seria do futebol nacional? O que seria da cidade do Porto...?"

Um contador de histórias.

7 comentários:

Anónimo disse...

ai ai ai pintinho... como será que vais conseguir manter-te INIMPUTÁVEL de agora em diante =(

No entanto, talvez seja um tónico interessante para ele arranjar mais grelo do bom..

Amendoim do Ricky disse...

LOL Inimputável é coisa que coitado nunca ninguém lhe pode chamar. Partilho da opinião que este gajo é um gatuno de primeira, mas de qualquer das formas temos de dar mérito ao home pela forma como conduziu um clube regional a um clube de renome europeu. Nem tudo terá sido feito de forma ilícita, mas que as negociatas e o controlo sobre os homens do apito durante muitos anos a isso ajudou.

Amendoim do Ricky disse...

Já agora bem-vindo meu caro We Are Machines Of God muito esperamos de ti meu caro.

Hercules disse...

Biba o Benfica......

Anónimo disse...

whatever this person may be, you portuguese people put definitely on your minds that there is no better example of altruism, honesty and humanitarianism than the great arm of God - Mister George W. Bush. You should speak more often about him.

We Are Machines Of God disse...

shihan és GRANDE!!! :>

Anónimo disse...

O pinto da cósta é o meu pai.