sábado, março 01, 2008

Março


Este e o mês onde o nosso herói e colaborador Hércules completa mais um aniversário da sua vida de guerras contra as forças da natureza.

Hércules que com apenas 8 meses de vida estrangulou com as suas mãos duas serpentes que Hera mandou ao seu berço para o matar, e que saiu vitorioso dos doze prigosíssimos trabalhos impostos por Eristeu, com a inteção oculta de o eliminar, completa de facto mais aniversario da sua longa e esforçada vida aqui na terra no mês de Março, como tal deixo-vos aqui uma breve história sobre Março.


Na Roma Antiga o mês de MARÇO era denominado Mars. Ele era originariamente o primeiro mês do calendário romano antes de serem adicionados os meses de inverno de janeiro e fevereiro cerca de 700 AC pelo Rei Numa Pompillos. Sua denominação foi atribuída a Rômulo, o fundador lendário de Roma que teria consagrado o primeiro mês do ano romano ao seu pai divino, Marte, deus da vegetação e (depois) da guerra.

Em filandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida. Historicamente o nome para março inclui o termo saxãoLenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat (devido a seu deus Rhedam); os antigos bretões o chamavam de hyld-monath (significando nublado ou tempestuoso).



3 comentários:

Hercules disse...

Obrigado minha keridita....És um amor...

Amendoim do Ricky disse...

25 vivas para o nosso Hércules neste mês que se espera de grande proveito para todos nós.

Anónimo disse...

é como se o passado tivesse já previsto a nova ascensão de um novo mega guerreiro..